As ações da companhia subiam 2,40% perto das 12h, para R$ 78,53. No ano, a ação sobe mais de 35%.
Segundo a companhia, o acordo faz parte de uma parceria trilateral entre Áustria, Suécia e Holanda, voltada a compras conjuntas, interoperabilidade e cooperação de longo prazo em torno da plataforma C-390. Com a aquisição, a Suécia se junta à Holanda e à Áustria, que encomendaram juntas nove unidades em 2024 — todos países membros da OTAN.
“No segmento de transporte militar, há um enorme impulso agora. A Embraer tem se saído muito bem ao conquistar pedidos de aliados da OTAN, assim como de aliados da Ásia-Pacífico, como a Força Aérea da Coreia do Sul”, diz o analista Steve Trent, do Citi, ao InvestNews. Segundo ele, a área de defesa é uma de maior potencial de crescimento para a fabricante brasileira.
Para o Bradesco BBI, a notícia é positiva para a Embraer. O time de análise estima que as quatro aeronaves adicionem cerca de US$ 480 milhões ao backlog da divisão de defesa — equivalente a +1,6% do backlog consolidado do 2º trimestre e a 11% do backlog da área de defesa. O BBI lembra ainda que a Suécia já havia selecionado o modelo em abril, garantindo os slots de produção junto à Embraer.
O Itaú BBA também avaliou o acordo como um marco importante, ressaltando o crescente interesse europeu pela plataforma C-390 e as sinergias operacionais entre os países participantes. O banco destacou que a aeronave vem demonstrando alta confiabilidade e taxas elevadas de cumprimento de missões nas operações do Brasil, Portugal e Hungria, o que cria um “bom caminho de pedidos” para o modelo.
O BBA reforçou sua visão positiva para as ações da Embraer, que continuam com bom momento em praticamente todas as unidades de negócio, e mantém o papel entre suas principais recomendações.
Com o pedido sueco, a Embraer amplia sua presença na Europa e reforça a tese de que países da OTAN devem seguir realizando novas encomendas do C-390 Millennium — o BBI estima potencial para mais de 50 pedidos adicionais nos próximos anos, o que poderia adicionar US$ 5 bilhões a US$ 11 bilhões ao backlog da empresa.