No ar rarefeito do mercado de ações, onde residem os gigantes da tecnologia, a Tesla se destaca — mas pelos motivos errados. O principal deles é a impressionante falta de crescimento dos lucros, enquanto o valor das ações dispara.

A fabricante de veículos elétricos liderada por Elon Musk deve registrar uma queda de 25% nos lucros do terceiro trimestre em relação ao ano anterior, quando divulgar seus resultados na tarde de quarta-feira, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

O declínio não é novidade, já que os resultados da Tesla vêm recuando há vários anos.

O que é notável, no entanto, é a forma como as ações da Tesla têm permanecido imunes à queda, mais que dobrando de valor nos últimos 12 meses.

É um tributo ao sucesso de Musk em desviar a atenção dos investidores da venda de veículos elétricos para sua visão de uma empresa de inteligência artificial focada em carros autônomos e robôs humanoides. As ações caíram 0,5% no início do pregão de quarta-feira.

“A história da Tesla nunca é realmente sobre o trimestre atual, mas sim sobre as expectativas mais amplas de que ela pode continuar inovando e se voltando para o futuro”, disse Daniel Newman, CEO da empresa de pesquisa e consultoria em tecnologia Futurum Group.

Ações da Tesla

Essa esperança no futuro, sem levar em conta o presente, elevou o valor de mercado da Tesla a patamares vertiginosos. As ações estão sendo negociadas a impressionantes 195 vezes o lucro esperado para os próximos 12 meses no fechamento de terça-feira (21), ante menos de 80 vezes em abril.

É a quarta ação mais cara do índice S&P 500, atrás apenas da Warner Bros Discovery, Palantir Technologies Inc. e Boeing Co.

A avaliação da empresa está muito acima de seus pares no Magnificent Seven: Alphabet Inc., Amazon, Apple, Meta Platforms, Microsoft e Nvidia.

O Índice Bloomberg Magnificent Seven é negociado a cerca de 33 vezes o lucro esperado no fechamento de terça-feira.

Depois da Tesla, a segunda maior avaliação do grupo pertence à Apple, com pouco mais de 32 vezes.

O problema da Tesla é que, atualmente, ela é uma empresa que fabrica carros, caminhões, painéis solares e sistemas de armazenamento de energia. Sua visão sobre IA está há anos, senão décadas, de gerar vendas, muito menos lucros. Portanto, os veículos elétricos são a principal forma de a empresa obter o dinheiro necessário para seus investimentos em IA.

E esse negócio está enfrentando uma demanda mais lenta, à medida que o governo Trump retira incentivos federais que incentivavam a adoção de veículos elétricos, como um crédito tributário de US$ 7.500 para a compra de veículos elétricos, que expirou em setembro.

Depois que o plano da Tesla de vender veículos elétricos mais baratos foi amplamente recebido com indiferença, analistas dizem que as vendas da Tesla podem começar a cair neste mês.

As entregas no quarto trimestre devem ficar em torno de 425.000, de acordo com Dan Levy, analista do Barclays. Isso ficaria abaixo das estimativas de consenso de cerca de 448.000. A empresa entregou cerca de 497.000 unidades no terceiro trimestre.

“As vendas do quarto trimestre não parecem boas”, disse Steve Man, analista da Bloomberg Intelligence. “Uma queda descontrolada é provavelmente uma boa maneira de caracterizá-las.”

Representantes da Tesla não responderam a um pedido de comentário.

O que dizem os analistas sobre a Tesla

As expectativas para os lucros da Tesla também estão caindo. Analistas agora projetam um lucro de US$ 1,75 por ação em 2025, abaixo dos US$ 2,66 por ação de apenas seis meses atrás. A estimativa de receita consensual caiu 12% no mesmo período.

O fato de o preço das ações da Tesla estar disparando e dando à empresa uma avaliação de mercado tão elevada não é necessariamente um problema. Isso já aconteceu antes.

A diferença é que, quando as ações se comportavam dessa forma, a empresa era significativamente menor.

Esse tipo de avaliação extrema é muito menos comum entre empresas do porte atual da Tesla.

Ela tem uma capitalização de mercado de aproximadamente US$ 1,5 trilhão, enquanto a Palantir vale US$ 430 bilhões, o valor de mercado da Warner Brothers Discovery é inferior a US$ 50 bilhões e a Boeing está em torno de US$ 160 bilhões no fechamento de terça-feira (21).

Comparação entre montadoras

Comparada a outras montadoras, a avaliação da Tesla é ainda mais desproporcional. A Ford Motor e a General Motors têm múltiplos de preço/lucro na casa de um dígito.

“O mercado claramente a vê como algo mais do que uma montadora”, disse Mark Malek, diretor de investimentos da Siebert Financial. “No entanto, no fim das contas, é uma montadora. Seria curiosamente mais fácil para mim avaliar a empresa se ela fosse uma empresa exclusivamente de IA.”

A diferença é que a queridinha da IA ​​há mais tempo no mercado, a Nvidia, deve registrar um crescimento de 50% nos lucros este ano. E outras megacaps devem reportar crescimento anual de lucros variando de um dígito alto a dois dígitos.

“Enquanto nomes como Microsoft e Nvidia estão monetizando a IA, a avaliação da Tesla está ancorada no que ela pode se tornar com autonomia e robótica”, disse Dave Mazza, CEO da Roundhill Financial. “Essa lacuna entre visão e execução é o que definirá sua próxima etapa.”