Siga nossas redes

Análise

Morning Call: mercado de olho no IPCA-15

O mercado aguarda os números do IPCA-15 que tem previsão de um aumento, 0,62% para base mensal.

Inflação
02/09/2021 REUTERS/Ricardo Moraes

Ásia sobe e Europa começa no positivo

A sexta feira foi de realização dos lucros para os vendidos na Ásia, e ao contrário do que estamos acostumados para este termo “realização”, neste caso ele traz o movimento inverso, alta. Pois a posição vendida lucra com a queda, e a zeragem da sua posição faz com que os mercados se valorizem. Pontualmente falando da China, a recuperação já vem ocorrendo à algumas semanas e desta vez foi animada pela injeção de quase 9 bilhões de dólares em recompra reversa, dado a demanda maior por dinheiro no fim deste primeiro semestre. Sendo assim as bolsas na região fecharam com as seguintes altas, Nikkei em Tóquio alta de +1,23%, Hang Seng em Hong Kong +2,09%, SSEC em Xangai +0,89% e Straits Times em Cingapura +0,61%.

O mercado na Europa inicia o dia em alta e para alguns países a semana está caminhando para encerrar no positivo como é o caso do CAC em paris que hoje está em alta de +1,74% e na semana +1,77%. Por outro lado, mesmo com a alta de +0,75% no dia de hoje em Frankfurt (DAX), a semana acumularia ainda uma perda de -0,87%. O mercado continua cauteloso, com duvida de qual seria o real impacto do recente aumento nos juros por parte dos bancos centrais. Uma retração além do desejado já começa a ser precificado.

O SP500 caminha para fechar a semana em alta após 3 semana consecutivas em queda já que o futuro do índice opera neste momento em alta de +0,80%. Ao longo do dia a agenda não é tão relevante com isso temos uma maior chance de sustentar esta pequena melhora. Dentro de instantes o Bullard, membro do FOMC, deve discursar e no fim da manhã teremos dados de vendas de casas novas e confiança do consumidor de Michigan.

Investidores aguardam IPCA-15 e PETROBRAS

Por aqui teremos a divulgação do IPCA-15 junto da abertura do mercado futuro, e com isso vale acompanhar o comportamento dos juros futuros para confirmar se o mercado mudaria a sua expectativa para a próxima reunião do COPOM. Neste caso uma mudança de comportamento, só deve ocorrer se o dado divulgado vier bem fora do consenso, que seria de um aumento de +0,62% na base mensal. Do lado corporativo os investidores da Petrobras devem seguir de olho na parte da tarde, pois o comitê da companhia avalia se a indicação de Caio Paes de Andrade estaria de acordo com os requisitos profissionais para o cargo.

Demorou mas o IBOV veio o fechar abaixo dos 100 mil pontos, mesmo que ele recupere essa região novamente no pregão de hoje, ainda seria necessário a superação da média exponencial de 9 dias. Se a média continuar servindo de barreira para os preços, a realização pode acelerar em busca dos 95 / 90 mil pontos. A média que trabalhava bem distante dos preços por conta da velocidade da realização das últimas semanas, já não ficou tão distante da máxima do último pregão.

Bitcoin

Após o Bitcoin ter atingido a faixa dos 20 mil dólares, a queda deu uma pausa e muita briga ocorre na região. Essa faixa é a mesma da última forte alta que o criptoativo teve até seu fim em dezembro de 2017. Tecnicamente essa seria uma região de suporte, onde poderia aumentar o número de interessados em comprar o ativo se comparado aos que vinham realizando posição. O lado negativo seria que a perda dessa faixa de preço abriria espaço para a próximo realização, que seria em busca dos 10 mil dólares.

VALE3

O ativo foi fortemente penalizado no último pregão, seguindo em busca de um primeiro suporte na faixa dos 71,40. Se esse nível de preços não sustentar o próximo de imediato estaria bem abaixo na casa dos 66,00. Assim como o principal índice da bolsa brasileira as ações da vale seguem no curto prazo respeitando a resistência da média exponencial de 9 períodos, o que nos leva a um viés negativo até o momento.

Indicadores econômicos e eventos

07:00EURCúpula de líderes da UE
08:30EUADiscurso de Bullard membro do FOMC
08:30EURDiscurso de Luis de Guindo do BCE
09:00BRAIPCA-15
11:00EUAConfiança do consumidor de Michigan
11:00EUAVendas de casas novas

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.