Siga nossas redes

Análise

Morning Call: após ata do Fed, mercados monitoram inflação dos EUA nessa semana

Os principais fatos que podem impactar os mercados hoje e uma breve análise do índice Bovespa.

fed alta de juros inflação dos eua
Reuters

Cenário global de bolsa de valores

As bolsas europeias iniciaram a semana positivas mas o clima de aperto monetário do Fed aliado aos fracos dados do payroll norte americano da sexta feira passada com 199 mil novas vagas criadas frente a 400 mil esperadas pelo mercado em dezembro fizeram o pregão europeu ficar majoritariamente em queda com os índices da Alemanha: -0,22, Reino Unido: -0,09%, França: -0,21%, Espanha: -0,21% e o Euro Stoxx: -0,27%.

Na Ásia, os mercados seguem um tom positivo impulsionados pela notícia de que a incorporadora chinesa Shimao Group está vendendo seu projetos do ramo imobiliário residencial e comercial como forma de liquidar suas dívidas após uma de suas subsidiárias não conseguir honrar com pagamentos. As ações da incorporadora encerraram o pregão com alta de 19,15% e desempenho dos principais índices positivos como Shanghai: +0,39%, Hang Seng: +1,08%, Índia: +1,07%, Taiwan: +0,38% e Coreia do Sul: -0,95% enquanto a bolsa do Japão não teve negociações devido ao feriado do Dia do Respeito ao Idoso.

Os pré mercados dos EUA apresentam variações leves no começo da segunda feira com S&P 500: -0,04%, Dow Jones: +0,03% e Nasdaq: -0,29%. Após os fracos dados do payroll, os mercados devem acompanhar o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed na terça feira, 11/01, a divulgação do índice de inflação de dezembro (CPI) na quarta feira, 12/01 e a escala de novos casos de covid e Ômicron que atingem novos picos diários após o período de festas.

Cenário no Brasil

Após permitir o reajuste salarial para policiais federais através do remanejo do Orçamento de 2022 enquanto outras classes de servidores como os da Receita Federal tiveram um corte orçamentário de 51% que resultou na entrega de cargos e paralização da classe em algumas partes do país, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR) sugeriu a Bolsonaro não reajustar os salários para evitar maiores protestos em favor de reajustes de outras categorias. O presidente afirmou então no sábado que reajustes salariais não estão garantidos para nenhuma categoria, que pode gerar um clima geral de insatisfação pelo fato dos servidores estarem sem reajuste há alguns anos.

Nessa segunda feira, a primeira prévia do IGP-M de janeiro foi divulgada pela FGV com alta de 1,41% frente a -0,22% da prévia de dezembro. Já o IPC-S, que mede a inflação semanal, teve desaceleração de 0,57% na última quadrissemana de dezembro para 0,53% na primeira quadrissemana de janeiro. E por último, o Relatório Focus divulgado pelo Banco Central mostra que o mercado refez as projeções do IPCA de 2021, que será fechada após a divulgação oficial do IPCA de dezembro nessa semana, de 10,01% para 9,99%. Para 2022, as projeções de 5,03% permanecem e em 2023, a inflação cai de 3,41% para 3,36%. O PIB em 2021 continua em 4,50% enquanto em 2022 cai de 0,36% para 0,28%. O dólar continua em R$ 5,60 e a Selic, de acordo com as projeções do relatório, deve ficar acima dos 11,50% esperados anteriormente em 2022 para 11,75% enquanto a projeção para 2023 permanece em 8%.

Ibovespa

O índice conseguiu se manter acima dos 100 mil pontos durante a semana passada, que continua como uma zona de suporte muito importante para a bolsa.

O próximo desafio ao índice é voltar a ser negociado acima da primeira média diária de 21 períodos próxima dos 105.300 pontos representada pela linha verde na imagem abaixo enquanto ele ainda é negociado abaixo da média diária mais longa de 200 períodos representada pela linha roxa na imagem.

Fonte: TradingView

Indicadores econômicos e eventos

Brasil
Boletim Focus
IPC-S da 1ª quadrissemana de janeiro
Prévia do IGP-M de janeiro
Balança comercial semanal e de dezembro
EUA
Balança comercial semanal e de dezembro
Estoques no atacado de novembro
Conference Board: índice de tendência de emprego em dezembro
Zona do Euro
Taxa de desemprego em novembro
Japão
Bolsa fechada pelo feriado

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.