Siga nossas redes

Análise

Morning Call: Ata do Copom indica juros elevados por ‘longo período’

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Sede do Goldman Sachs em Nova York 20/01/2010. REUTERS/Brendan McDermid

Cenário Global e de Bolsa de Valores

O dia foi positivo na Ásia, exceto pelas bolsas Chinesas que sofreram leve desvalorização. Por lá o mercado aguarda novos dados econômicos para ter certeza se a economia Chinesa vai reagir ou se será necessário novos estímulos por parte do governo local. Com isso o SSEC e o CSI300 ambos em Xangai, tiveram leve queda de -0,26% e -0,11%, já o Nikkei em Tóquio subiu +1,84% assim como Hang Seng em Hong Kong +1,87%.

A terça-feira começa positiva na Europa, com a alta no petróleo de +1,00% favorecendo as ações do setor, assim como a alta do minério de ferro de 3,94%, após oito pregões consecutivos de queda. Lembrando que no primeiro momento é muito difícil de afirmar que o mercado está deixando um fundo e virou para o bull market, ainda seguimos com cautela e com viés negativo para a região. Daqui a pouco McCaul, membro do BCE deve discursar.

Por enquanto o mercado futuros dos Estados Unidos apontam para uma abertura mais otimista, isso provavelmente se dá por conta das fortes quedas nas últimas semanas e não necessariamente por uma mudança de humor repentina. O FED está muito atrasado em conter a inflação e o mercado deve continuar acompanhando os próximos números a serem divulgados. Mas não é somente o aumento dos preços que preocupa, e sim se a elevação dos juros vai impactar o crescimento econômico.

Cenário no Brasil e Ibovespa

O COPOM está neste momento divulgando a sua ata referente a última reunião realizada na quarta-feira passada. Lembrando que o mercado busca pistas neste documento para o que pode vir nas próximas reuniões e com isso podemos ver mudanças nos juros futuros no dia de hoje. Já na parte da tarde, 14 horas, o presidente e o ministro da economia vão participar do Fórum Brasil-OCDE. Com a alta do minério de ferro e o petróleo até o momento, vamos ver se as duas principais empresas do IBOV contribuem para um dia positivo.

Seguimos pelo décimo pregão consecutivo abaixo da média exponencial de 9 dias e enquanto respeitar ela como resistência o viés para o curto prazo seria de queda. A mínima do dia foi cravada novamente no suporte que indicamos na semana passada. A região dos 100 mil pontos testada ontem e sexta feira, deveria trazer reação por parte do mercado e se isso não ocorrer, a realização pode acelerar em busca dos 95 / 90 mil pontos. Outra questão que não é comum, seria o atual fechamento muito distante da MME9, sinalizando ao menos que um repique poderia ocorrer.

Indicadores econômicos e eventos

08:00BRAAta do COPOM
08:30EURDiscurso de McCaul membro do BCE
11:00EUAVendas de casas usadas
12:00EUADiscurso de Barkin membro do FOMC
13:00EUADiscurso de Mester membro do FOMC

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.