Siga nossas redes

Análise

Morning Call: bolsas em cautela esperando PIB do 3º tri dos EUA e dados de desemprego

Números do PIB do 3º tri e dos pedidos iniciais por seguro-desemprego se destacam hoje, véspera da divulgação do índice de preços PCE dos EUA.

Depois de uma quarta-feira (21) positiva para as bolsas globais, inclusive a brasileira, impulsionada pelos dados bons da Confiança do Consumidor norte-americano, os mercados começam a dar sinais de perda de fôlego hoje (22).

As bolsas asiáticas fecharam o dia majoritariamente em alta com as altas de 0,46% do Nikkei, 2,71% de Hang Seng e 1,19% do Kospi, todas acompanhando o fluxo positivo global de ontem (21) mas os índices de Shanghai e Shenzhen tiveram queda de 0,46% e 0,72% respectivamente pela forte influência das contaminações por covid na China.

Na Europa os investidores reagem ao PIB britânico que registrou uma queda trimestral de 0,3% reduzindo a alta na comparação anualizada de 4,4% do trimestre anterior para 1,9%. Ambos os resultados vieram abaixo das expectativas de mercado e começaram a pressionar o desempenho de alguns índices regionais. No começo do dia, o FTSE era o único em alta com ganhos de 0,43% enquanto o DAX registrava queda de 0,20%, o CAC caía 0,05% e o índice Euro Stoxx tinha perdas de 0,16%.

PIB dos EUA e dados do mercado de trabalho em destaque

Os investidores ficam cautelosos hoje pela divulgação do PIB do terceiro trimestre dos EUA às 10:30, mesmo horário de divulgação dos pedidos iniciais por seguro desemprego.

E o tom otimista que ajudou o S&P 500 a subir 1,49% ontem começa a diminuir e reverter o ânimo dos investidores com a queda nos contratos futuros de 0,20% do Dow Jones, 0,16% do S&P 500 e 0,15% do índice Nasdaq.

E além dos dados importantes de hoje, amanhã (23) mais dados que podem mexer com o mercado serão divulgados como o índice de preços PCE de novembro, dados de vendas de casas novas e gastos pessoais dos EUA.

Ibov sobe 0,53% no embalo das bolsas globais

Ontem (21) o Ibov conseguiu encerrar o dia em alta de 0,53% impulsionado pelo bom humor do exterior. As ações das empresas aéreas Gol e Azul  tiveram forte alta após o presidente Bolsonaro editar uma MP que zera as alíquotas do PIS e da Cofins sobre as receitas das companhias até 2026.

As ações do IRB também dispararam após resultado positivo do lucro líquido, fazendo as ações subirem mais de 24%. Já a Magalu liderou as baixas do Ibovespa antes do Natal pela alteração da recomendação de compra para neutro de acordo com o Santander.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (21) o texto principal da PEC da Transição em segundo turno, mas o texto ainda pode ser alterado por um destaque a ser analisado em seguida.

A proposta amplia o teto de gastos em 145 bilhões de reais em 2023 para o pagamento do Bolsa Família, entre outros programas, garantindo alguma margem de manobra orçamentária ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.