Siga nossas redes

Análise

Morning Call: bolsas recuam na espera pelo Payroll de novembro

Após as reações positivas das falas de Jerome Powell na semana afirmando que os juros devem se manter altos por mais tempo, os mercados ficam receosos hoje enquanto aguardam a confirmação do Payroll de que o mercado de trabalho está dando sinais de desaquecimento.

Após o desempenho misto das bolsas norte-americanas ontem (1) após a divulgação do PCE e do índice PMI, os mercados começam a sexta-feira (2) com quedas na espera da divulgação do relatório Payroll dos EUA.

Na Ásia os mercados encerram o pregão com perdas pelo receio dos efeitos de juros mais altos na economia norte-americana impactando o resto do mundo. Nem mesmo a notícia de que algumas cidades da China flexibilizaram a política contra a covid após protestos pelo país conseguiram animar as bolsas que registraram uma queda de 0,33% no índice Hang Seng, baixa de 0,29% de Shanghai, recuo de 0,28% do Taiex equanto o japonês Nikkei fechou em baixa de 1,59% repercutindo as falas de Naoki Tamura, membro do conselho do banco central japonês que afirmou que o país deve realizar uma revisão das políticas monetária e de inflação em breve.

Na Europa as bolsas também sentem a pressão vendedora após a União Europeia concordar em impor um teto provisório de US$ 60 no barril de petróleo russo transoceânico. O anúncio oficial deve ser feito nos próximos dias após a assinatura dos países integrantes.

O índice alemão DAX era o único entre os principais a ser negociado com ganhos ao registrar uma leve alta de 0,25% na manhã enquanto o FTSE caía 0,19%, o CAC recuava 0,20%, o IBEX tinha perdas de 0,02% e o Euro Stoxx estava em baixa de 0,04%.

Payroll e desemprego dos EUA no destaque de hoje

Os investidores devem acompanhar e reagir à divulgação do relatório Payroll dos EUA referente ao mês de novembro às 10:30. O relatório, que mostra a variação das pessoas empregadas de empresas dos setores não-agrícolas, é um importante termômetro do mercado de trabalho do país pode registrar uma queda das 261 mil vagas de outubro para 200 mil vagas projetadas pelo mercado para novembro, que poderia ser o menor resultado desde fevereiro de 2021 com 90 mil vagas.

E junto do Payroll será divulgada a taxa de desemprego de novembro dos EUA que deve se manter em 3,7% de acordo com as expectativas de mercado. Lembrando que o presidente do Jerome Powell afirmou que espera ver dados consistentes de desaquecimento do mercado de trabalho assim como do imobiliário antes de pensar em cortes de juros.

No pré-mercado dos índices dos EUA, o Dow Jones caía 0,14%, o S&P 500 tinha queda de 0,10% e o índice Nasdaq recuava 0,17%.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.