Siga nossas redes

Análise

Morning Call: China preocupa mercados globais; agenda econômica cheia no Brasil

Preocupação com a aceleração de casos de covid na China preocupam os mercados globais. No Brasil a expectativa se volta para o anúncio da equipe completa dos ministros, além de uma agenda econômica cheia para o último pregão do ano.

As ações da China e de Hong Kong caíram nesta quinta-feira (29), acompanhando a fraqueza do mercado global, à medida que crescem preocupações de que o aumento de infecções pelo coronavírus na China possa desencadear novos surtos em outros lugares depois que Pequim abandonou sua política de Covid zero e reabriu a economia.

A China flexibilizou sua política rígida de combate à Covid este mês, o que aumentou as infecções domésticas e deixou seu frágil sistema de saúde sobrecarregado.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em queda de 0,38% e o índice de Xangai teve queda de 0,44%. Já o índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,79%.

Na Europa, as ações também caíam nesta quinta (29), motivadas com o aumento dos casos de Covid na China e da redução do apetite ao risco nos mercados globais. 

Após um breve salto nesta semana, os mercados globais estão receosos com a decisão de Pequim de flexibilizar ainda mais as restrições contra a Covid.

No começo do dia, o DAX subia 0,19%, o FTSE recuava 0,29%, o CAC e o Euro Stoxx operavam próximo à estabilidade, em leve alta de 0,05% e de 0,07%, respectivamente.

Futuros de Nova Iorque operam com ganhos nesta manhã

Os índices futuros de Nova Iorque operam com ganhos nesta manhã, mas os investidores seguem cautelosos, se antecipando a uma provável recessão no início de 2023, conforme saem novos indicadores econômicos, que mostram uma desaceleração.

E os contratos futuros do Dow Jones operavam em alta de 0,24%, o S&P 500 em alta 0,50% enquanto o índice Nasdaq avançava 0,80%. A taxa da treasury de 10 anos, principal referência de taxa livre de risco global, caía 0,23% durante esta manhã.

Divulgação do IGP-M e anúncio da equipe completa do novo governo devem marcar o cenário doméstico

No penúltimo pregão do ano, o Ibovespa fechou em alta de 1,53%, aos 110.236 pontos, recuperando o patamar dos 110 mil pontos, o destaque ficou para os papéis que tiveram o piores desempenhos em 2022. O volume financeiro foi de R$ 18,6 bilhões.

O dólar recuou após duas altas seguidas e fechou o dia em -0,63% aos R$ 5,25. 

No cenário político, o presidente eleito, Luiz Inácio, fará um pronunciamento previsto para 11h (horário de Brasília) e a expectativa é que anuncie a sua equipe completa de ministros. 

A agenda doméstica trará ainda a última série de indicadores relevantes do ano, com os dados do IGP-M e da confiança do setor de serviços para dezembro, além dos dados fiscais do setor público consolidado de novembro.

Os dados do Caged divulgados ontem (28), mostraram que o Brasil gerou 135,5 mil empregos com carteira assinada em novembro de 2022. Pelo 11⁰ mês consecutivo o país tem saldo positivo, ao todo foram abertos 2,4 milhões de postos de trabalho entre janeiro e novembro deste ano.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.