Siga nossas redes

Análise

Morning Call: dados do mercado de trabalho e Livro Bege nos EUA no radar

Livro Bege, discurso de Powell e dados do mercado de trabalho dos EUA previstos para o dia não impedem os ativos de riscos de subirem no começo do dia

Hoje (30) os investidores devem acompanhar a agenda de eventos e indicadores com importantes dados da economia dos EUA influenciando os mercados.

Às 10:15 do horário de Brasília será divulgado o número do relatório norte-americano ADP de novembro com uma projeção de variação de 200 mil empregos privados criados, número menor que os 239 mil registrados em outubro. Em seguida às 10:30 é a vez do PIB do terceiro trimestre dos EUA que pode ter um crescimento de 2,7% de acordo com as expectativas de mercado. Ao meio-dia será divulgado o total de ofertas de emprego JOLTS de outubro, relatório que indica se há uma sobre oferta de força de trabalho no país, e que pode registrar uma redução dos 10,71 milhões em setembro para 10,30 milhões caso as projeções de mercado se confirmem.

E no final do dia, às 15:30, o presidente do Fed, Jerome Powell, discursa e pode trazer novas atualizações sobre o caminho a ser seguido pelo banco central no controle inflacionário via alta de juros. E por fim, às 16:00 será divulgado o Livro Bege, relatório do Fed que reúne as informações de condições econômicas de todos os 12 distritos do banco central norte-americano e assim como os demais eventos do dia, pode trazer volatilidade aos mercados de bolsa, juros e câmbio.

Mesmo com a importante agenda do dia, os mercados asiáticos fecham o pregão de hoje (30) majoritariamente em alta com avanço de 2,16% do índice Hang Seng, alta de 0,05% de Shanghai, ganhos de 1,16% do Taiex e alta de 1,61% do Kospi. A exceção local foi o índice japonês Nikkei que recuou 0,21% mesmo com a notícia de relaxamento das medidas restritivas na China após a onda de protestos.

Na Europa os investidores reagem bem aos dados regionais como o resultado preliminar do Índice de Preços ao Consumidor, o IPC, da zona do Euro, que caiu 0,1% em novembro contrariando as expectativas de uma leve alta de 0,2%. O resultado ajuda a desacelerar a alta em 12 meses de 10,6% para 10% enquanto a alta anual do núcleo do índice se manteve em 5%. O índice alemão DAX subia 0,39% no começo do dia enquanto o FTSE tinha avanços de 0,71%, o CAC subia 0,70% e o Euro Stoxx estava em alta de 0,65%.

Os pré-mercados norte-americanos e a importância dos dados da agenda do dia

Os pré-mercados dos principais índices dos EUA operam em alta no começo do dia com uma alta de 0,43% no índice Nasdaq, ganhos de 0,25% do S&P 500 e avanço de 0,10% do Dow Jones mesmo em um dia que teria normalmente uma cautela elevada dos investidores pela importância da atualização de dados do mercado de trabalho do país, que sofre diretamente com a alta de juros, e das visões das autoridades de política monetária, que já demonstraram interesse em suavizar o ritmo de elevação da taxa.

Apesar das expectativas desse menor ritmo, a taxa terminal esperada pelo mercado permanece no intervalo entre 5% e 5,25% durante 2023 e eventuais mudanças das expectativas que levem o mercado a crer em juros mais altos pode chamar o fluxo global para as treasuries impactando negativamente principalmente os países emergentes como o Brasil.

PEC para próxima semana e desemprego em queda

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, Davi Alcolumbre afirmou que reuniões da comissão não devem acontecer nesta semana e que a PEC da Transição deve ser discutida na semana seguinte, por onde deve passar antes de seguir para plenário.

Apesar da alta probabilidade de aprovação, o projeto deve passar por ajustes como o período extra-teto de 2 anos e um valor de R$ 100 bilhões como esperado entre investidores que poderia acalmar parte das preocupações do mercado.

E hoje (30) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a taxa de desemprego do trimestre acabado em outubro em 8,3%. Isso significa uma redução dos 8,7% registrados do trimestre anterior e fica abaixo das expectativas de 8,5% do mercado.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.