Siga nossas redes

Análise

Morning Call: DJT teve uma das maiores quedas diárias dos últimos anos

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Hugo Carone Especialista de Research da Nuinvest

Cenário Global e de Bolsa de Valores

As bolsas da Ásia tiveram um dia pesado refletindo o pregão desta quarta feira dos Estados Unidos. O mercado Chinês conseguiu escapar dessa pressão vendedora encerrando o dia levemente positivo, isso tudo por conta das novas medidas de afrouxamento do lockdown. Sendo assim o SSEC e o CSI300 fecharam próximo da estabilidade com +0,36% e +0,19%, enquanto que em Tóquio o Nikkei caiu -1,89%, KOSPI em Seul -1,28%, TAIEX de Taiwan -1,70% e o Hang Seng em Hong Kong -2,54%.

Já a Europa que tinha pego parte da realização de ontem vindo do mercado norte americano, inicia essa quinta feira dando continuidade ao comportamento pessimista. Todos os setores estão sendo pressionados, mas o destaque até o momento fica para as ações de consumo, como por exemplo Nestle que realiza até o momento mais de -5% e Unilever com queda de -4,36%. A alta da inflação nos últimos meses começa a refletir nos resultados das empresas e algumas começam a reportar fracos resultados, enquanto que outras projetam os próximos com viés menos otimista. Até o momento as bolsas por lá operavam da seguinte forma: FTSE em Londres com queda de -2,50%, DAX em Frankfurt -2,03% e o CAC em Paris -2,16%.

Por enquanto o futuro do SP500 indicada mais queda para essa quinta feira, até o momento a realização está na faixa dos -0,85%, lembrando que já esteve pior perto das 7 horas da manhã. A verdade é que a queda poderia ser ainda maior, até que o índice fosse cotado de fato na mínima da semana passada. Se isso ocorrer seria muito importante ter uma reação por parte dos mercados para evitar uma aceleração nas vendas das ações. A maior preocupação está no fechamento do Dow Jones Transportation, umas das maiores quedas dos últimos anos, mas não seria apenas esta a questão. Dow em uma de suas teorias diz que a confirmação de um bear market viria do movimento em conjunto do mercado tradicional com o de transporte, o que foi sinalizando no fechamento de ontem. O petróleo do tipo Brent opera neste momento em leve baixa depois da correção no dia de ontem, mas ainda em nível elevado.

Cenário no Brasil e Ibovespa

Por aqui a ação que pode se sobre sair no dia de hoje, é a Eletrobras após o TCU aprovar a sua privatização. Lembrando que qualquer surpresa que possa surgir que impeça a privatização, vai trazer uma grande volatilidade no curto prazo para essas ações e amanhã é dia de vencimento de opções. O que também precisa ficar no radar é a participação do ministro da Economia Paulo Guedes, às 10 horas da manhã no evento organizado pela Arko Advice e TC. Depois na parte da tarde terá uma coletiva de imprensa para divulgar o Boletim Macrofiscal e as Projeções de Indicadores Macroeconômicos.

Para o nosso mercado o IBOV corrigiu além do esperado na visão do diário, encerrando o dia abaixo da MME9. Hoje se a realização continuar, mas ficar restrita ao suporte do alargamento, seria interessante até o fim do dia recuperar essa média do diário. Se essa recuperação não ocorrer temos o risco de sair da formação do alargamento e a realização se acentuar nos próximos dias, já sabemos que a região dos 100 mil pontos seria a referência inicial a ser testada e se não segurar vamos atualizando qual seria o próximo alvo da queda.

Indicadores econômicos e eventos

08:30 – EUR – BCE ata da reunião de política monetária
09:00 – BRA – Reunião do CNM
09:30 – EUA – Pedidos iniciais por seguro desemprego
09:30 – EUA – Índice de atividade industrial do Fed de Filadélfia
09:30 – EUR – Discurso de Luis de Guindos do BCE
11:00 – EUA – Vendas de casas usadas
22:15 – CHI – Taxa preferencial de empréstimo do BPC

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.