Siga nossas redes

Análise

Morning Call: feriado nos EUA reduz liquidez hoje mas bolsas continuam otimistas

Mesmo com o feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA hoje reduzindo a liquidez global, as principais bolsas sobem impulsionadas pela ata do Fed que indicou a possibilidade de desaceleração do ritmo de alta de juros.

Depois de mais um dia de ganhos na maioria das bolsas no exterior na quarta-feira (23), os mercados operam aliviados após a ata da reunião do Fed indicar uma possível desaceleração no ritmo de alta dos juros mas o volume negociado nas bolsas pode ser menor que o usual pelo feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, mantendo as bolsas locais fechadas.

Na Ásia, os investidores acompanharam o fluxo positivo global com ganhos de 0,95% no índice Nikkei, alta de 0,78% no índice Hang Seng, avanço de 1,2% em Taiwan e o Kospi teve alta de 0,96% mesmo com a decisão de alta de juros em 0,25 pp de 3% para 3,25% em linha com expectativas de mercado enquanto a única queda regional foi em Shanghai com recuo de 0,25% após o governo chinês ampliar as medidas restritivas contra a covid e colocando cerca de 6,6 milhões de pessoas sob orientações de não saírem de casa por cinco dias enquanto os registros de novos casos superam os 31 mil em 24 horas.

Na Europa, os índices operam positivos influenciados pela leitura preliminar do Índice de Gerentes de Compras de novembro, o PMI, do Reino Unido e da zona do Euro registrarem números acima das expectativas enquanto o Índice Ifo de Clima de Negócios de novembro da Alemanha acelerou acima das projeções de mercado. E às 09:30 será divulgada a ata da reunião do Banco Central Europeu, dando maiores atualizações ao mercado sobre a visão dos dirigentes do BC em relação aos juros, inflação e atividade econômica da região.

No começo do dia o índice alemão DAX subia 0,89%, o FTSE tinha ganhos de 0,15%, o CAC avançava 0,55% e o índice Euro Stoxx tinha alta de 0,59%.

Feriado nos EUA deve reduzir liquidez global

Com as bolsas dos EUA fechadas pelo feriado do Dia de Ação de Graças, os mercados globais podem sentir uma redução de liquidez em seus mercados. Mesmo assim, os contratos futuros dos principais índices continuam a ser negociados hoje (24) e registravam ganhos no começo do dia. Os contratos do índice Nasdaq subiam 0,50%, de S&P 500 avançavam 0,19% e o Dow Jones registrava ganhos de 0,20%.

O petróleo continua a cair hoje (24) hoje com recuo de 0,74% no barril do tipo Brent aos US$ 84,78 e queda de 0,32% no barril do tipo WTI aos US$ 77,66 no começo do dia com influência da discussão sobre o teto de preços do petróleo pago pelo G7 e União Europeia.

No Brasil: IPCA-15 e fiscal no radar

Hoje (24) foi divulgado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15) pelo IBGE referente ao mês de novembro com uma alta de 0,53% no após a alta de 0,16% registrada em setembro desacelerando o acumulado em 12 meses de 6,85% para 6,21%. O resultado ficou levemente abaixo das expectativas de mercado, que projetava uma alta de 0,56% no mês e um acumulado de 6,21% em 12 meses.

Entre os grupos pesquisados, apenas Comunicação se manteve estável enquanto os demais registraram alta no mês. Entre as altas, o grupo Alimentação e Bebidas subiu 0,54%.

E no radar político, continua o impasse sobre a PEC da Transição após não haver consenso entre o Congresso e o governo do presidente eleito Lula. Ainda não há data definida para apresentação da PEC que recebe pressão para que os valores propostos para ficarem fora do teto de gastos sejam mais enxutos. Em paralelo, a Comissão Mista de Orçamento aprovou na quarta-feira (23) um projeto que autoriza o não pagamento de despesas obrigatórias para liberar verbas do orçamento secreto, voltando a pressionar as expectativas dos investidores sobre o rumo fiscal do país.

E lembrando que, aliado ao menor volume de negócios pelo feriado nos EUA, o Ibov deve apresentar uma liquidez ainda mais reduzia devido ao jogo da seleção brasileira hoje como de costume.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.