Siga nossas redes

Análise

Morning Call: Ibovespa ainda abaixo dos 112 mil pontos

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Hugo Carone Especialista de Research da Nuinvest

Cenário Global e de Bolsa de Valores

O mercado asiático segue literalmente se arrastando, o que parece ser um dia positivo na realidade se torna apenas um dia sem dados ou notícias ruins por lá. Com isso as restrições de combate a Covid vai se afrouxando e hoje o setor Chinês que operou em terreno positivo, foi o de consumo, lembrando que sem nenhum grande destaque. Sendo assim o fechamento por lá teve o Nikkei em Tóquio com leve alta de +0,10%, CSI300 e SSEC +0,31%, +0,17% respectivamente e em Hong Kong o Hang Seng não resistiu e fechou em queda de -0,56%.

A Europa começa o dia com preocupação, e até o momento o FTSE em Londres realiza pouco -0,02%, já o CAC em Paris -0,74% e o DAX em Frankfurt -0,90%. O sentimento e receio dos investidores é o mesmo dos últimos meses, a possível necessidade dos bancos centrais em elevar os juros em um ritmo mais acelerado do que era esperado. A notícia vinda de outro continente, de que o BC da Austrália elevou os juros da forma mais agressiva dos últimos 22 anos e sinalizou que se for necessário para combater a inflação ele será ainda mais agressivo, corrobora com o humor dos mercados. Lembrando que o BCE já sinalizou aumento na próxima reunião da semana que vêm, o que já estava precificado, mas o ponto que deve ser acompanhado é se a visão deles mudou já que os últimos dados de inflação vieram ainda piores do que era esperado.

Com uma agenda mais fraca no mercado norte americano, pode ser que ele siga o mesmo direcional da Europa. Por enquanto o futuro do SP500, Dow Jones e Nasdaq operavam em leve queda de, -0,48%, -0,43% e -0,66%. O destaque corporativo nesta manhã nos Estados Unidos fica por conta das ações da Kohl’s, que sinalizou para o mercado uma potencial venda para o grupo Franchise, com isso as ações no pré mercado operam neste momento com uma alta de +9,70%.

Cenário no Brasil e Ibovespa

O dia no Brasil aparentemente também deveria ser sem grandes novidades, pelo menos sem nenhum dado relevante na agenda. Ontem o governo seguiu discutindo a respeito do ICMS que incide sobre a, gasolina, gás, etanol e diesel, com a proposta de zerar esse tributo. Indiferente de como o mercado vai reagir a esta medida, a realidade é que isso não resolveria a questão macro que vem impactando a inflação. Se o petróleo seguir em alta os níveis de inflação vão permanecer elevados e pressionando cada vez mais.

Por enquanto nada feito do mercado romper a barreira dos 111 / 112 mil pontos, região que acima poderia levar a um outro movimento de alta. Com isso sentimos a faixa de resistência e infelizmente encerramos o dia abaixo da média exponencial de 9 dias. Lembrando que esta média vinha servindo de suporte nos últimos 12 dias seguidos. Para seguir com viés mais positivo seria interessante respeitar o suporte da média de 21 dias, se isso não for possível vamos seguir com uma visão negativa enquanto os preços permanecerem abaixo da MME9.

09:30EUABalança Comercial
13:00EUAPerspectiva Energética de Curto Prazo da EIA
17:30 EUAEstoque de petróleo bruto semanal API

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.