Siga nossas redes

Análise

Morning Call: Ibovespa sobe na contramão de Wall Street

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Publicado

em

por

Ângela S. Tosatto

Tempo médio de leitura: 3 minutos

Electronic digital interface at a stock exchange or bourse showing the fluctuating prices of stocks and shares on the markets charting their performance

Cenário Global e de Bolsa de Valores

Mercado Asiático

As ações chinesas fecharam com ganhos nesta quarta-feira, com papéis de alta tecnologia e empresas de nova energia liderando os ganhos, em meio à recuperação da entrada de fluxos após liquidação provocada pelas tensões entre Rússia e Ucrânia.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 1,07%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,93%.

Mercado Europeu

As ações europeias subiam acentuadamente nesta quarta-feira, sustentadas por uma série de balanços corporativos fortes, e à medida que investidores evitavam se abalar pelas notícias de sanções ocidentais iniciais contra a Rússia por seu atrito com a Ucrânia.

O FTSE em Londres amanheceu em alta de 0,46%, o DAX na Alemanha também em alta com 0,81%, a IBEX de Madri opera em alta de 0,84% e a CAC de Paris opera em +1,19%.

Mercado Norte Americano

Os principais índices de Wall Street caíram nesta terça-feira, e o S&P 500 confirmou ter ingressado em território de correção, mas reduziram as perdas e encerraram acima das mínimas da sessão, depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou a primeira onda de sanções contra Moscou, enquanto disse esperar que a diplomacia ainda esteja disponível.

Futuros: Dow Jones (+0,71%), S&P 500 (+0,84%); Petróleo: Brent (-0,52%), WTI (-0,75%); Ouro (-0,54%).

Cenário no Brasil

Os projetos que tentam reduzir a alta dos preços dos combustíveis e a Petrobras entram no foco nesta quarta-feira, dia de maior apetite por risco no exterior com os investidores aguardando para ver como ficará a situação entre Rússia e Ucrânia.

Entre os balanços corporativos do dia, a Petrobras PETR4 divulga seus números do quarto trimestre após o fechamento dos mercados. Minerva (BEEF3), Gerdau (GGBR4,) GPA (PCAR3), TIM (TIMP3), Ultrapar (UGPA3) e Sulamerica (SULA11) também estão na agenda.

Ibovespa

Após três pregões seguidos de queda, o Ibovespa fechou em alta de 1,04% nesta terça-feira aos 112.892 pontos. O volume financeiro do pregão foi de R$29,7 bi.
O IBOV segue o movimento, iniciado em janeiro, na direção de uma possível reversão da tendência de baixa de longo prazo. No gráfico semanal, o IBOV está se mantendo acima de uma importante região de suporte, a Média Móvel Exponencial de 55 períodos (MME55), aos 111.600 pontos. Mesmo com a retração de preços da semana passada e a continuidade no início desta semana, o IBOV não corrigiu até a Média Móvel Exponencial de 9 períodos (MME9) aos 110.730 pontos, sendo este um fator positivo para a continuidade da retomada de alta. No gráfico diário, o IBOV encontrou suporte na região da Média Móvel Exponencial de 200 períodos (MME200), aos 111.590 pontos. Ontem (22), percebemos um importante movimento altista, mas ainda com fechamento abaixo da MME9 que está localizada na região dos 113.040 pontos. Para uma visão mais otimista no longo prazo, o fechamento acima da MME9 se faz necessário no curto prazo.

Indicadores econômicos e eventos
EUA
Estoques de Petróleo Bruto Semanal API – 18:30h

EUR
IPC (Anual) (Jan) – 07h

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.