Siga nossas redes

Análise

Morning Call: inflação em destaque no Brasil e no mundo na semana

Enquanto o mundo aguarda sinais de desaceleração da inflação, o mercado já espera deflação no Brasil na divulgação do IPCA de julho.

Eduardo Perez analista de renda fixa

Ásia tem alta majoritária repercutindo a Balança Comercial da China

Os mercados asiáticos encerraram o pregão desta segunda feira (8) em alta majoritária mesmo com divulgação da balança comercial da China de julho que teve alta de 2,3% nas importações na comparação anual, abaixo dos 3,8% esperados pelo mercado. O índice japonês Nikkei teve +0,26%, o índice de Shanghai: +0,31%, o índice Hang Seng de Hong Kong: -0,77% e o sul coreano Kospi: +0,09%.

Na Europa, as bolsas começam a semana com ganhos com uma agenda vazia nesta segunda feira onde o único indicador relevante é o índice de Confiança do Investidor Sentix de agosto que, como o nome indica, mostra o nível de confiança do investidor na zona do euro, que registrou uma melhora de -26,4 pontos em julho para -25,2 pontos em agosto, porém pior do que os -24,7 pontos esperados. O índice alemão DAX operava em alta de 0,74%, o FTSE do Reino Unido: +0,52%, o índice Euro Stoxx: +0,95%.

Deflação no Brasil e inflação no mundo em julho nos destaques da semana

Na semana, o destaque fica na divulgação de índices de inflação como o IPC-S, que mede inflação semanal, que foi divulgada nesta segunda feira pela FGV e registrou queda de 1,13% na primeira quadrissemana de agosto.

Na terça, (9) é a vez do IPCA de julho que o mercado espera uma deflação de 0,66% para o mês de julho. Também na terça feira será divulgada a inflação da China no mesmo dia com expectativa de uma alta de 0,5% no mês e uma alta na inflação anualizada de 2,5% para 2,9%.

Na quarta feira (10) será a vez no índice de preços da Alemanha referente a julho com expectativas de uma alta mensal de 0,9% e anualizada de 7,5%. No mesmo dia será divulgado índice de preços dos EUA (CPI) de julho que, de acordo com expectativas do mercado, deve registrar alta de 0,2% no mês e alta acumulada em 12 meses de 9,1% para 8,7% enquanto o núcleo da inflação, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, deve ter alta de 0,5% no mês e passar de 5,9% para 6,1% no acumulado em 12 meses de acordo com projeções de mercado.

Ibov se aproxima de resistência em 106.500 pontos

O Ibov vem de 3 semanas de ganhos consecutivos sendo puxado pela melhora nos ânimos em relação ao cenário de desaceleração da inflação. No gráfico, o Ibov se aproximada da região entre 106.500 e 107.600 onde se encontram a média móvel de 200 fechamentos diários e a média móvel de 21 fechamentos semanais, zona que pode funcionar como resistência para o avanço do índice.

Fonte: TradingView
08:00BRABalanço de BB Seguridade
08:00BRAIPC-S cai 1,13% na 1º semana de agosto
08:30BRARelatório Focus
15:00BRABalança Comercial
18:30BRABalanços de Itaú, Direcional e Technos

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.