Siga nossas redes

Análise

Morning Call: investidores aguardam audiências de Jerome Powell nesta terça

Investidores aguardam os discursos do presidente do Fed, Jerome Powell, nesta terça e quarta no Congresso dos EUA. As falas podem dar novas pistas sobre os rumos dos juros no país e a visão do BC frente aos últimos dados econômicos divulgados.

Sem a ajuda de uma agenda de indicadores econômicos, os índices norte-americanos fecharam mistos na segunda-feira (6) com a alta de 0,07% no S&P500 e ganhos de 0,12% no Dow Jones quanto o índice Nasdaq teve recuo de 0,11% com investidores aguardando os discursos do presidente do banco central dos EUA, Jerome Powell, que acontecem hoje e amanhã e dados econômicos a serem divulgados ao longo desta semana.

Mercados hoje

  • Ásia: Os mercados asiáticos, em sua maioria, fecharam em alta sendo os índices de Hang Seng e Shanghai as exceções com quedas de 0,33% e 1,11%, respectivamente, pela repercussão da divulgação da queda de 10,2% nas importações da China em fevereiro na comparação com o mesmo período de 2022, sendo um resultado pior do que a queda de 5,5% esperada pelo mercado e pesando também a fala do novo ministro de Relações Exteriores da China, Qin Gang, que criticou o apoio dos EUA a Taiwan. Já entre os índices com altas, o Nikkei avançou 0,25%, o Taiex teve alta de 0,60% e o KOSPI registrou ganhos de 0,03%.
  • Europa: As bolsas europeias têm desempenho misto sem indicadores econômicos locais relevantes com investidores aguardando o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, marcado para hoje. Os ganhos no começo do dia eram de 0,12% no DAX, 0,12% no FTSE e 0,14% no CAC, enquanto o IBEX recuava 0,05% e o Euro Stoxx tinha queda de 0,05%.
  • EUA: Os pré-mercados norte-americanos estendem os ganhos de ontem com as altas nos contratos futuros de 0,06% no Dow Jones, 0,20% no S&P500 e 0,33% no Nasdaq. Durante o dia, os investidores aguardam os discursos de Jerome Powell dividos em duas audiências marcadas no Congresso norte-americano para comentar o Relatório de Política Monetária, documento divulgado na última sexta-feira.

Sem novos atritos, Ibov consegue subir na segunda-feira

O Ibovespa avançou nesta segunda-feira buscando recuperar terreno após duas semanas de queda, diante do impulso de bancos e empresas aéreas e foco dos investidores na aguardada divulgação do novo arcabouço fiscal do país. No dia, o Ibovespa registrou alta de 0,80%, aos 104.700 pontos. O dólar caiu 0,62%, negociado a R$ 5,1674.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse ontem que a pasta fechou sua contribuição sobre o desenho do novo arcabouço fiscal do país, detalhando que a regra será implementada via projeto de lei complementar.

Entre os indicadores locais na agenda, o indicador antecedente de emprego no Brasil, divulgado pela manhã, mostrou um avanço de 0,8 ponto em fevereiro para os 74,7 pontos.

E também divulgado hoje, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna, o IGP-DI, teve uma alta de 0,4% em fevereiro após a alta de 0,6% em janeiro. A alta acumulada em 12 meses fica em 1,53%.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.