Siga nossas redes

Análise

Morning Call: investidores se assustam e bolsas caem antes de Payroll e IPCA

A preocupação com uma possível crise de liquidez em uma instituição financeira focada em startups nos EUA derrubou os mercados ontem e continua a influenciar os índices hoje, que já fazem investidores aguardarem os dados do Payroll com possível desaceleração e por aqui, o IPCA.

As bolsas dos EUA tiveram um dia de quedas significativas com as perdas de 1,85% do S&P500, 1,66% do Dow Jones e 2,05% do Nasdaq. A grande influência para a piora do desempenho dos índices foi o anúncio de nova emissão de ações da SVB Financial Group, instituição financeira atuante em startups no Vale do Silício, no montante de US$ 2 bilhões, gerando preocupação em relação à capitalização do grupo.

Isso gerou um sentimento de insegurança não só no setor financeiro mas entre os investidores e clientes do banco fazendo com que suas ações caíssem mais de 60% no pregão de ontem já que os clientes da instituição poderiam sentir as consequência dos juros altos, fato que pode iniciar uma corrida por retiradas gerando uma crise de liquidez do banco.

Mercados hoje

  • Ásia: Os índices asiáticos sentem a influência das quedas expressivas globais e fecham com quedas de 1,67% no Nikkei, 3,04% em Hang Seng, 1,40% em Shanghai, 1,55% no Taiex e 1,01% no KOSPI. Nem mesmo a decisão de manutenção dos juros em -0,10% pelo banco central do Japão conseguiu reverter os ânimos dos investidores.
  • Europa: Na Europa, o PIB do Reino Unido teve um crescimento de 0,3% em janeiro, resultado acima da alta de 0,1% esperada, já o Índice de Preços ao Consumidor alemão registrou alta de 0,8% em fevereiro em linha com a expectativa de mercado. Mas os índices europeus também seguem as quedas globais com perdas de 1,64% do DAX, 1,94% do FTSE, 1,55% no CAC, 1,84% no IBEX, e 1,68% no Euro Stoxx.
  • EUA: Os pré-mercados seguem pessimistas com as quedas de 0,40% do Dow Jones, 0,32% do S&P500 e 0,12% do Nasdaq. Entre os indicadores econômicos de ontem, os pedidos iniciais por seguro desemprego passaram de 190 mil para 211 mil, superando as estimativas de mercado de 195 mil novos pedidos. Entre os indicadores de hoje, o destaque vai para a taxa de desemprego que deve permanecer em 3,4% caso as expectativas de mercado se confirmem e o relatório Payroll, que pode registrar uma desaceleração das 517 mil vagas criadas em janeiro para 205 mil em fevereiro caso a projeção de mercado se confirme, podendo reforçar o resultado dos juros altos na economia norte-americana fazendo efeito na desaceleração do ritmo de contratação.

Mercado em expectativa com o arcabouço fiscal e o IPCA

O Ibovespa encerrou em queda nesta quinta-feira (9) após divulgação de resultados corporativos, com destaque para Hapvida, Petz e 3R, e em meio à expectativa do novo arcabouço fiscal do país. No dia, o Ibovespa caiu 1,38%, aos 105.071 pontos. O dólar subiu 0,04%, a R$ 5,1411.

Agentes financeiros têm dado o benefício da dúvida ao plano do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para sustentar as contas públicas, com muitos argumentando que, independentemente do desenho do arcabouço, apenas a maior visibilidade fiscal já colabora para melhorar a confiança de investidores domésticos.

E enquanto a proposta do arcabouço não é conhecida abertamente, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse nesta quinta-feira (9) que ele vai agradar a todos, inclusive ao mercado. Após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar da nova regra, que substituirá o teto de gastos, Tebet disse que a moldura e os números do arcabouço serão detalhados por Haddad após o modelo ser apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

E entre os indicadores desta sexta-feira, a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) medido pelo IBGE segue em destaque. De acordo com projeções da Anbima, a inflação em fevereiro deve subir 0,77%, desacelerando a alta em 12 meses de 5,77% para 5,52% enquanto as expectativas contidas no relatório Focus do BC projetava uma alta similar de 0,78% no mês.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.