Siga nossas redes

Análise

Morning Call: IPP deve desacelerar nos EUA e ajudar mercados segundo projeções

Mercado espera alta de 0,2% em julho no índice de preços ao produtor reduzindo a aceleração em 12 meses de 11,3% para 10,4%.

Mulher faz compra em mercado nos EUA
Woman hoarding food during coronavirus pandemic

Mercados asiáticos terminam o dia com ganhos após CPI de julho mas Europa não acompanha otimismo

Os mercados da Ásia tiveram um pregão positivo ainda repercutindo os dados da inflação dos EUA em julho que indicaram uma desaceleração do aumento dos preços e sugestão de que o pico inflacionário em 12 meses possa ter sido atingido em junho. O índice de Shanghai encerrou o dia com +1,60%, Hang Seng com +2,40%, o TWI de Taiwan com +1,73% enquanto a bolsa do Japão não funcionou pelo feriado do dia da montanha.

Na Europa, os investidores se dividiam entre os dados positivos da economia dos EUA e a preocupação com a onda de calor que atinge o continente, aumentando a demanda por gás natural e petróleo, duas das commodities mais pressionadas pelo desequlíbrio entre oferta e demanda com força ainda maior após as retaliações econômicas contra a Rússia. A Agência Internacional de Energia afirmou em relatório que as projeções para consumo total de petróleo aumentaram em 500 mil barris por dia para 2022 e 2023. Isso ajudou a pressionar a cotação do petróleo WTI, que tinha alta de 1,14% nessa manhã.

Mercado espera desaceleração na inflação ao produtor dos EUA de 11,3% para 10,4% em 12 meses

Hoje será divulgado o Índice de Preços ao Produtor (PPI) dos EUA do julho e, de acordo com expectativas do mercado, deve ser mais um índice de preços com desaceleração após o CPI de ontem. O mercado projeta uma alta mensal de 0,2% em julho após a alta de 1,1% em junho e uma alta projetada de 10,4% em 12 meses após os 11,3% registrados em junho. Além deste índice, outro dado aguardado é o total de pedidos inciais por seguro desemprego na semana que podem passar de 260 mil da semana anterior para 263 mil na divulgação atual de acordo com as projeções.

E mesmo com a alegria dos mercados ontem com os dados do CPI de julho, o presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, disse ontem que sua expectativa é que os juros nos EUA temrinem entre 3,25% e 3,50% em 2022 e terminem o ano seguinte entre 3,75% e 4% mas acalmou os investidores minimizando as chances de uma recessão causada pela alta de juros.

Balanços a todo vapor

As empresas brasileiras a divulgar resultados hoje são Azul e Bradespar antes do pregão e após o pregão teremos 3Tentos, Aeris , Americanas , Arezzo, Auren , B3, BRMalls, BR Properties, CCR, Cogna, CPFL , Cyrela, Enauta, Energisa, Eneva, EzTec, Hapvida, JBS, JHSF, Light, Localiza/Unidas, Locaweb, Magazine Luiza, Marfrig, Marisa Lojas, Natura, Oi, Qualicorp, Raízen, Rumo, Sabesp, Tecnisa e Via.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.