Siga nossas redes

Análise

Morning Call: mercado acompanha CPI da Covid e Orçamento

Os principais fatos que podem impactar os mercados hoje e uma breve análise do índice Bovespa.

Nessa semana, o mercado foca no desenrolar da lei do orçamento de 2021, que após ter sido aprovada com gastos inflados em emendas parlamentares, agora tem até quinta feira, 22/04, para ser sancionada ou vetada pelo presidente Bolsonaro. Até lá, a equipe econômica do governo continua com a tarefa de fazer os ajustes necessários para que não haja possibilidades de crime de responsabilidade.

 O outro assunto é a instauração da CPI da covid, que deve acontecer até o final dessa semana, que vai apurar como a gestão Bolsonaro atuou durante a pandemia e se houve omissão em assuntos importantes como demora para compra de vacinas e atitudes que desestimularam as recomendações de autoridades em saúde. Enquanto isso, há pressão pelo governo para a inclusão de prefeitos e governadores da comissão parlamentar.

  Por enquanto os mercados europeus começam a operar mistos como CAC: +0,31% e IBEX: +0,82% enquanto DAX: -0,07% e FTSE: -0,01% começam a devolver os ganhos do começo do dia. As bolsas asiáticas operam em alta com Nikkei: +0,01%, Shangai: +1,49% e Hang Seng: +0,37%. O ouro mantém sua alta em +0,10% enquanto o petróleo cai. O barril do tipo Brent tem queda de 0,31% e o barril do tipo WTI tem queda de 0,32%. Já o bitcoin acumula alta de 7,12% após a queda de 15% do domingo.

Indicadores e eventos
Brasil
Boletim Focus
IBC-BR 
Balança Comercial Semanal
2ª prévia do IGP-M de Abril
BC faz leilão de 15 mil contratos de swap (US$ 750 milhões), em rolagem  
IPC-FIPE da 2ª quadrissemana de abril.
China
Banco Central chinês decide taxas de referência em empréstimos de 1 e 5 anos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.