Siga nossas redes

Análise

Morning Call: Mercado amanhece se recuperando, após pregão de forte queda

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

bolsa de valores

Cenário Global e de Bolsa de Valores

O mercado asiático fecha em queda na madrugada desta segunda-feira. Nikkei teve uma forte queda de 1,63%, Shanghai fechou levemente negativa 0,04% e Hang Seng teve um recuo de 0,95%. Os mercados europeus operam em alta nesta segunda-feira, recuperando apenas parcialmente as fortes quedas da sexta-feira. As ações de viagens estão se beneficiando nesta manhã, após os riscos de danos com contaminação na nova variante Ômicron estar sendo reavaliada. 


O mercado Europeu começa a segunda-feira positivo, o FTSE em Londres com alta de 0,68%, o DAX na Alemanha com alta de 0,34%, a IBEX de Madri opera em alta de 0,53% e a CAC de Paris opera em alta de 0,55%.Hoje no radar do mercado norte americano tem o depoimento de Powell, presidente do FED, marcado para às 12h e no fim do dia ele ainda faz um discurso como membro do FOMC. O FED já está atuando mais fortemente no Tapering, há duas semanas está sendo observado a aceleração na venda de títulos norte-americanos na casa de 1,3 tri de dólares (por semana), tirando liquidez do mercado mais rapidamente em comparação a semanas anteriores, o que estava na casa de 700 mi de dólares.

Futuros: Dow Jones (+0,38%), S&P 500 (+0,60%); Petróleo: Brent (+4,48%), WTI (+4,87%); Ouro (+0,72%); Londres (+0,68%); Frankfurt (+0,34%); Paris (+0,55%); Madrid (+0,53%).

Cenário no Brasil


No Brasil, a PEC dos Precatórios segue em foco com a negociação de mudanças que incluiriam o fatiamento da emenda para facilitar a aprovação no Senado, a sessão temática foi adiada para amanhã (30). A principal crítica de economistas está no ponto que prevê mudança na lei da responsabilidade fiscal para permitir que o Auxílio Brasil seja permanente , o que abriria brechas para turbinar o programa sem restrições.
Já João Doria, venceu as prévias do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), para a candidatura à Presidência da República em 2022. As prévias foram retomadas e definidas no último sábado (27).

Ibovespa

O Ibovespa fechou em baixa de 3,39% na sexta-feira, após três pregões consecutivos de alta e encerrou a semana na mínima do ano, aos 102.224 mil pontos. O volume financeiro do último pregão foi de R$20,5 bi, pouco abaixo da média móvel de 21 períodos, R$22 bi.
O IBOV segue em tendência de baixa no longo prazo ao cruzar a média móvel de 200 períodos e formar topos e fundos descendentes, além disso, um movimento de queda no curto prazo já foi consolidado, após operar abaixo da média móvel de 21 períodos e romper o fundo formado no dia 20 de setembro. Qualquer movimento positivo neste momento será considerado um pullback (correção), dentro de uma tendência predominante de baixa. Ainda não há sinais de retomada altista para o IBOV no curto prazo.

Indicadores econômicos e eventos:
BRA: Boletim Focus (8:25h)
BRA: IGP-M: Mensal de Novembro (8h)
BRA: CAGED (Out): Índice de Evolução de Emprego
EUA: Depoimento de Powell, Presidente do FED (12h)
EUA: Vendas Pendentes de Moradia (Out)
EUA: Discurso de Powell, membro do FOMC (17:05h)
EUR: Discurso de Christine Lagarde, Presidente do BCE (14:15h)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.