Siga nossas redes

Análise

Morning Call: mercado espera desaceleração em índice de inflação dos EUA hoje

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Notas de dólar 07/02/2011 REUTERS/Lee Jae-Won

Cenário Global e de Bolsa de Valores

As bolsas asiáticas, além de seguirem seus pares internacionais rumo a uma semana de ganhos, aproveitam o momento positivo após uma série de balanços da temporada como a Alibaba, que reportou números acima das expectativas do mercado. Os desempenhos para o pregão encerrado nessa sexta feira são Japão: +0,66%, Shanghai: +0,23%, Hang Seng: +2,89%, Índia: +1,13%, Taiwan: +1,86% e Coreia do Sul: +0,98%.

Passada a primeira reação aos comunicados do Banco Central Europeu, de que deve começar uma alta de juros em 2022, o mercado europeu também se encaminha ao fim de semana com ganhos semanais com a ajuda do desempenho do pregão dessa sexta feira com Alemanha: +0,77%, Reino Unido: +0,23%, França: +0,84%, Espanha: +0,22% e o índice Euro Stoxx: +0,86%.

Os pré mercados dos EUA sinalizam alta com S&P: +0,34%, Nasdaq: +0,51% e Dow Jones: +0,11% enquanto há expectativa para que indicadores da economia dos EUA indiquem uma desaceleração inflacionária. O mercado espera que o núcleo do PCE, índice de preços utilizado pelo Fed para basear sua política monetária, se mantenha na comparação mensal em 0,3% mas que no acumulado em 12 meses passe de 5,2% para 4,9% que poderia aliviar a tensão inflacionária antes do período de verão dos EUA, quando o consumo de combustíveis tende a aumentar que pode impulsionar ainda mais a inflação.

Cenário no Brasil e Ibovespa

Com críticas ao projeto aprovado pela Câmara que reduz a alíquota de ICMS sobre combustíveis justamente por possibilitar que a União precise compensar as perdas dos estados e municípios superiores a 5%, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que irá estudar junto ao ministério da Economia o impacto que isso trará ao governo e alertou que mesmo havendo um possível veto presidencial, o mesmo pode ser derrubado.

Outro destaque interno é a pesquisa Datafolha divulgada ontem que mostrou o ex presidente Lula(PT) com 48% das intenções de voto seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL) com 27% das intenções.

O Ibov segue para sua terceira semana positiva aos 111.889,88 pontos mostrando que a média móvel semanal de 200 períodos funcionou como um nível de suporte para o índice próximo aos 105.200 pontos. Um sinal positivo para o Ibov seria encerrar a semana acima de outra média semanal importante, a de 21 períodos que está em 111.922,92 pontos enquanto em um prazo mais curto como o diário temos o índice acima da média de 200 com o fechamento de quinta feira.

fonte: TradingView

O saldo acumulado em maio de fluxo estrangeiro na bolsa é negativo em R$ 10,488 bilhões até 25/05 enquanto o saldo no ano é positivo em R$ 47,161 bilhões.

Brasil
Aneel: Definição da bandeira tarifária de energia elétrica de junho
FGV: Sondagem da Indústria de maio
EUA
Índice de preços dos gastos com consumo (PCE) de abril (9h30)
Índice de Sentimento do Consumidor final de maio (11h)
Baker Hughes: poços de petróleo em operação (14h)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.