Siga nossas redes

Análise

Morning Call: mercado segue de olho na quarta feira com a decisão do FED

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Cenário Global e de Bolsa de Valores

Tivemos uma terça feira bem atípica na Ásia, pois a segunda feira foi bastante negativa nos Estados Unidos e não é comum um descolamento como foi na China. Por lá os índices conseguiram uma alta de +1,02% para o SSEC em Xangai e +0,79% no CSI 300. Já o Hang Seng em Hong Kong ficou no zero a zero. Não houve motivo que justificasse o desempenho positivo por lá, por isso vale acompanhar o desempenho desses índices nos próximo dias. Lembrando que o Nikkei em Tóquio realizou -1,32% e o Straits Times em Cingapura -0,97%.

Já a Europa realizou ontem junto com o mercado norte americano e hoje inicia o dia dando continuidade ao fechamento mais pesado que foi visto ontem. A expectativa permanece na decisão do FED que deve ocorrer essa semana. Temos que seguir o desempenho do mercado após a nova taxa de juros nos Estados Unidos, para mensurar se estamos de fato em um mercado de baixa. Mesmo com a expectativa de aperto por parte do FED o petróleo segue em leve alta de +0,98%, já o minério de ferro realiza -1,66%.

O mercado futuro nos EUA apontam para uma abertura em alta, mas por enquanto com uma variação muito tímida e temos que ficar atentos para uma falsa sinalização de “fundo”. A grande questão é que o mercado só deve definir seu comportamento após a decisão do FED nesta quarta feira e provavelmente o mercado vai ficar em compasso de espera. O futuro do SP500 opera em leve alta de +0,23% e o da Nasdaq +0,62%

Cenário no Brasil e Ibovespa

Saindo um pouco dos mercados internacionais, mesmo que eles continuem a impactar o nosso Ibovespa, temos agora pela manhã a abertura do Fórum de Investimentos Brasil, com a participação do ministro da economia e o presidente. Lembrando que o Paulo Guedes deve discursar às 10:30. Logo em seguidas ambos irão participar ao meio dia na Bolsa de Valores de São Paulo, em um ato da capitalização da Eletrobras.

Seguimos pelo sexto pregão consecutivo abaixo da média exponencial de 9 dias e enquanto respeitar ela como resistência o viés para o curto prazo seria de queda. A mínima do dia foi cravada no suporte que indicamos na sexta feira. A região atual até os 100 mil pontos deveria trazer reação por parte do mercado e se isso não ocorrer a realização pode acelerar em busca dos 95 / 90 mil pontos. Outra questão que não é comum seria o atual fechamento muito distante da MME9, sinalizando ao menos que um repique poderia ocorrer.

Indicadores econômicos e eventos

06:00EURProdução Industrial
06:00EURPercepção Econômica ZEW
08:00EUARelatório Mensal da OPEP
09:30EUAIPP
10:30BRADiscurso de Paulo Guedes em um evento (BIF)
11:45EURDiscurso de McCaul, membro do BCE
14:00EURPronunciamento de Schnabel do BCE
23:00CHIProdução Industrial

Veja também:

  • Bitcoin Cash: o que é, como funciona e vale a pena investir nessa cripto
  • Microcoin: conheça esse tipo de criptoativo e veja se vale a pena investir
  • Criptogames: como impactam a indústria e os investimentos
  • Chiliz Criptomoeda: o que é e qual o futuro desta cripto

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.