Siga nossas redes

Análise

Morning Call: mercados ainda digerem dados da semana passada

Os principais fatos que podem impactar os mercados hoje e uma breve análise do índice Bovespa.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 minutos

Cenário global e bolsa de valores

Esta semana, o Columbus Day, hoje, que fecha os mercados de títulos do tesouro nos EUA e o feriado de Nossa Senhora, amanhã, aqui, reduz a liquidez dos mercados neste início de semana. Na agenda americana, os dados de inflação (CPI) e ata do Fed devem reforçar o tapering à vista. Ainda nos EUA, a temporada dos balanços começa com os grandes bancos americanos, há expectativas positivas e será bom para os mercados caso se confirme. 

Tivemos dados importantes na semana passada e que devem repercutir ainda nesta semana, aqui e nos EUA. No cenário externo, o número sobre criação de empregos no mês passado dos EUA foi menor do que o previsto, apesar da queda na taxa de desemprego. As 194 mil vagas de setembro, segundo o “payroll”, representam  queda em relação às 366 mil vagas de agosto. Os dados voltam a por em dúvida se o Fed deve acelerar a redução de estímulos, o que é bom para o Brasil de modo geral, pois os mercados emergentes se beneficiam de um ambiente de maior liquidez global. A T-Note de 10 anos fechou a semana a 1,6% (de 1,57% na véspera). 

Os mercados da Europa estão operando sem direção única com apenas Londres exibindo sinal positivo. Às 9h30, o índice Stoxx 600 estava em queda de 0,57% a 454,67 pontos. Londres opera em alta de +0,4%, a 7.105,25 pontos. Em Frankfurt, a Bolsa alemã cai -0,51%, a 15.127,97 pontos e a Bolsa de Paris perde -0,46%, a 6.531,31 pontos. Em Madri, o Ibex-35 perde -0,56% a 8.904,50 pontos. Investidores temem que os avanços recentes dos preços de energia e o temor de problemas na oferta prejudiquem a retomada econômica global.

Cenário no Brasil 

No Brasil, o IBC-Br e o volume de serviços em agosto que serão divulgados esta semana, testam as apostas para o PIB do ano que vem, projetado abaixo de 2%. O mercado ainda deve continuar acompanhando as especulações sobre o isolamento de Guedes no ministério da economia e possível substituição por Mansueto Almeida, atual economista chefe no BTG Pactual, porém por enquanto são apenas especulações e ruídos de um “filme” que já vimos anteriormente.

Ainda repercutindo dados da semana passada e que são direcionadores importantes daqui para frente, tivemos certo alívio das taxas futuras de juros, após o IPCA abaixo do esperado em setembro, embora ainda em níveis elevados. A taxa em 12 meses superou 10% e foi a maior para o mês no plano real. O IPCA de setembro foi de 1,16%, ante 0,87% em agosto; acumula alta de 6,90% no ano e de 10,25% em 12 meses. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta em setembro; O maior impacto veio de Habitação (2,56%), Transportes (1,82%) e Alimentação e Bebidas (1,02%), esses três grupos contribuíram com 86% do resultado. 

Mas o dado trouxe um sentimento de que o pior do IPCA talvez tenha passado, e que a inflação pode começar a mostrar uma trajetória mais comportada. Porém, o aperto de pelo menos 1 pp da Selic no próximo Copom se mantém. O juros futuros devolveram prêmios com IPCA e payroll menores que o esperado; Jan/31 fechou a 10,83% ( de mais de 11% na véspera).

Ibovespa

Na bolsa brasileira, o reajuste da gasolina e do gás (que puxou as ações da Petrobras), a recuperação do minério de ferro na volta da Golden Week, o IPCA e o payroll abaixo do esperado deram respiro ao Ibovespa no fechamento da semana passada. O índice avançou 2% na sexta-feira e praticamente zerou as perdas acumuladas na semana, superou os 114 mil pontos na máxima, mas fechou aos 112.833 pontos.

No acumulado da semana obteve uma leve variação negativa de 0,06%, após registrar perda de mais de 2% até quinta-feira. Apesar de acumular uma alta de 1,7% nesses primeiros pregões de outubro, o Ibovespa vem de três meses seguidos de queda (-3,9% em julho, -2,5% em agosto e -6,6% em setembro). No ano o IBOV recua 5,2%.

Ganhe dinheiro com hospitais, shoppings e outros empreendimentos, tudo com taxa ZERO de corretagem! Invista em Fundos de Investimento Imobiliários

Anúncio Patrocinado Probabilidades Samy Dana Probabilidades Samy Dana
ANÚNCIO PATROCINADO      Carteira de Dividendos Agosto

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Anúncio Patrocinado Cripto no App Nu