Siga nossas redes

Análise

Morning Call: mercados positivos na véspera da ata do Fomc e IPC-S com deflação

Mercados seguem com ganhos à véspera da divulgação da ata do Fomc, que deve trazer detalhes sobre a visão do Fed sobre juros e inflação. E o IPC cai 1,28% na segunda quadrissemana de agosto

FOMC
Dia de ata do FOMC

Ásia e Europa se mantém positivas na véspera da ata do Fomc

Nesta terça feira (16) os mercados da Ásia tiveram um dia majoritariamente de alta acompanhando os ganhos dos mercados norte americanos de ontem mesmo com os dados sobre a economia chinesa indicando uma desaceleração econômica. O índice japonês Nikkei fechou com -0,01%, Hang Seng com -1,05%, Shanhgai com +0,05%, TWI de Taiwan com +0,02% e o sul coreano Kospi com +0,22%.

Na Europa, a balança comercial de junho registrou um déficit de 24,6 bilhões de euros, resultado pior que o déficit de 20 bilhões esperado pelo mercado porém com melhora na comparação com os 28,4 bilhões negativos registrados em maio. E a taxa de desemprego no Reino Unido de junho também foi divulgada hoje com manutenção de 3,8% e em linha com expectativas de mercado enquanto o rendimento semanal médio do mês registrou uma alta de 5,1% em junho, resultado melhor que alta de 4,5% esperada.

Os principais índices europeus operavam em alta com os resultados dos indicadores econômicos melhores que as projeções e o índice alemão DAX operava com alta de 0,59%, o FTSE do Reino Unido com +0,72%, o CAC da França com +0,40%, o espanhol IBEX com +0,92% e o Euro Stoxx com +0,42%.

Mercado espera queda de 2,7% nas licenças de construção em julho nos EUA

Às 09:30 no horário local serão divulgados dados sobre o mercado imobiliário dos EUA em julho. O mercado projeta uma queda de 2,7% nas licenças de construção passando de 1,696 milhão em junho para 1,650 milhão em julho. A produção industrial deve registrar uma alta de 0,3% em julho de acordo com expectativas.

E os mercados devem acompanhar a divulgação amanhã (17) da ata do Fomc, que deve dar pistas sobre o rumo da política monetária dos EUA e o aperto dos juros. O documento faz parte de um conjunto de fatores que impactam os mercados globais assim como os dados sobre o mercado de trabalho nos EUA e os índices de preços como o CPI e PCE.

IPC-S cai 1,28% na segunda semana de agosto

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal registrou mais uma queda, dessa vez de 1,28% na segunda quadrissemana de agosto sendo a quarta semana com quedas e seu resultado acumulado em 12 meses passa de 6,02% para 5,86%. Novamente o grande impacto veio das quedas em Habitação (-0,41%) e Transportes (-4,99%) mas também do grupo de Educação, Leitura e Recreação (-4,99%). Uma importante desaceleração na comparação entre semanas foi o Leite Longa Vida de +20,31% para +13,03%.