Siga nossas redes

Análise

Morning Call: PEC da Transição permanece no foco do mercado doméstico

Na Ásia os mercados fecham estáveis com pequenos ganhos, na Europa as bolsas reagem positivamente com melhora das perspectivas econômicas da zona do euro. Os EUA aceleram ganhos com bons resultados da Nike e FedEx e no Brasil a atenção volta para a Câmara dos Deputados onde a PEC de transição começa a ser votada, a partir das 10h (horário de Brasília), após a aprovação em primeiro turno do texto principal no dia de ontem (20).

As ações chinesas foram negociadas dentro da estabilidade nesta quarta-feira (20), enquanto o mercado de Hong Kong acompanhou os pequenos ganhos dos pares asiáticos antes da temporada de fim de ano, uma vez que novas flexibilizações das medidas da China contra a Covid-19 melhoraram a confiança dos investidores.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com ganho de 0,04%, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,17%. Já o índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,34%.

As ações asiáticas registraram pequenos ganhos, o índice Nikkei do Japão saiu de uma mínima de dois meses que atingiu após a decisão inesperada do Banco Central do Japão de afrouxar sua rédea curta sobre os rendimentos dos títulos do governo.

As ações europeias subiam nesta quarta-feira (21) uma vez que as fabricantes de roupas esportivas Adidas e Puma subiam após resultados positivos da Nike, enquanto a melhora das perspectivas econômicas para a zona do euro também contribui com o sentimento positivo.

No começo do dia, o DAX subia 0,81%, o FTSE avançava 0,61%, o CAC também em terreno positivo de 1,11% e o Euro Stoxx registrava alta de 0,91%. 

Resultados de Nike e FedEx aceleram futuros de NY

Os índices futuros dos EUA operam em alta nesta quarta-feira (21), com melhora do sentimento dos investidores, impulsionado pelo resultado da Nike e da FedEx, que subiram no after market.

As ações da Nike dispararam 12% depois que a fabricante de roupas superou as expectativas de Wall Street para receitas e lucros no trimestre. Enquanto isso, a FedEx subiu 3% após superar as estimativas para o lucro por ação. No entanto, a gigante de entregas reportou receita abaixo das expectativas.

Os contratos futuros dos índices americanos amanhecem em alta. Dow Jones, em 0,69%,  S&P 500 em 0,53% e índice Nasdaq em 0,43%. A taxa da treasury de 10 anos, principal referência de taxa livre de risco global, registra leve queda de 0,04% nesta manhã.

Ibovespa avança após acordo que reduz vigência de PEC para um ano e dólar encerra o dia em queda  

O Ibovespa subiu 2,03% nesta terça-feira (20), aos 106.864 pontos, segunda alta seguida na semana. O volume financeiro do pregão foi de R$ 28,9 bilhões. A Petrobras e a B3 foram as principais influências positivas, em sessão marcada também por nova disparada das ações de varejistas, construção civil e também de aéreas.

O dólar encerrou o pregão em baixa de 1,97%, a R$ 5,20, foi a maior depreciação percentual diária desde 31 de outubro onde tinha recuado 2,59%. 

Os agentes financeiros reagiram positivamente ao acordo na Câmara dos Deputados para reduzir a duração da PEC da Transição de dois para um ano. O texto principal foi aprovado em 1º turno na noite de ontem (20).

Nesta quarta-feira (21) a Câmara retoma a votação da PEC em 1º turno. Após a conclusão deste primeiro turno, a proposta terá de passar por uma segunda rodada de votação na Câmara e, posteriormente, voltar ao Senado, uma vez que os deputados reduziram o prazo de vigência da medida e incluíram novas regras sobre emendas parlamentares.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.