Siga nossas redes

Análise

Morning Call: política monetária e PEC ganham espaço na semana

Os principais fatos que podem impactar os mercados hoje e uma breve análise do índice Bovespa.

Banco Central
16/05/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino

Cenário global e bolsa de valores

Após a divulgação na sexta feira dos dados fracos do payroll com 210 mil vagas criadas frente a 550 mil vagas esperadas pelo mercado, as bolsas norte americanas encerraram a semana em queda. Nessa segunda feira (6), o clima negativo nos pré mercados começam a mostrar otimismo com os futuros da Nasdaq com -0,49%, S&P 500 com +0,12% e Dow Jones com +0,25%.

Na sexta feira, os mercados devem acompanhar a divulgação no Índice de Preços do Consumidor de novembro com expectativas de alta de 0,7% e 0,5% de alta no núcleo do índice e um aumento da inflação acumulada em 12 meses de 6,2% em outubro para 6,7% em novembro enquanto o núcleo do índice tem projeções de passar de 4,6% para 4,9%.

Em meio à divulgação dos dados, o mercado discute a necessidade do aumento do ritmo no processo de elevação da taxa de juros nos EUA pelo FED após o FMI recomendar essa antecipação ao Banco Central dos EUA para manter o controle inflacionário.

Sem grandes dados ou eventos econômicos na Europa na segunda feira, os mercados apresentam um tom mais positivo com a bolsa da Alemanha com +0,24%, Reino Unido com +0,83%, França com +0,83%, Espanha com +1,05% o índice Euro Stoxx com +0,42%.

Os mercados asiáticos iniciam a semana em queda após um alerta da incorporados China Evergrande sobre a possibilidade de calote para títulos emitidos em dólares. O prazo de 30 dias para o pagamento de US$ 82 milhões em títulos vencidos em 06/11 está no fim e a gigante do setor imobiliário afirmou não ter como garantir que o grupo terá fundos suficientes para cumprir as obrigações. Com isso, a bolsa de Shanghai encerrou o dia com -0,36%, Hang Seng com -1,76%, Nikkei com -0,36% e Kospi com +0,17%.

Cenário no Brasil

Após ser aprovada no Senado, a PEC dos precatórios volta à Câmara para ser votada em 2 turnos por conta de alterações realizadas na proposta. A discussão agora é referente a possibilidade da PEC ser aprovada em partes para que haja tempo hábil para que o pagamento do novo benefício criado pelo governo seja realizado antes do Natal enquanto o restante do projeto seguiria os trâmites normais.

Outro importante evento da semana é a reunião do Copom que se inicia na terça (7), e acaba na quarta (8) com a divulgação da nova taxa Selic meta que deve sofrer uma alta de 1,5 ponto percentual de 7,75% para 9,25% conforme o consenso de mercado. Relacionado ao tema, na sexta feira será divulgado o IPCA de novembro com projeções do mercado de uma alta mensal de 1,08% e uma alta em 12 meses de 10,67% para 10,88%.

Ibovespa

O índice demonstrou capacidade de se manter acima dos 100 mil pontos na quina feira passada e o pregão de sexta feira mostrou o Ibov acima da média diária de 21 períodos aos 105.069,69 pontos. Ainda e cedo para cravarmos uma reversão de tendência ou se estamos diante de uma correção dentro da tendência de alta e o índice pode buscar níveis acima como objetivos como a faixa aproximada dos 107.500 pontos

Fonte: Tradingview

Indicadores econômicos e eventos

Brasil
Relatório Focus
Alemanha
Encomendas à Indústria (Out)
Reino Unido
PMI de Construção (Nov)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.