Siga nossas redes

Análise

Morning Call: quarta-feira de Livro Bege

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Hugo Carone Especialista de Research da Nuinvest

Cenário Global e de Bolsa de Valores
O dia na Ásia foi fraco e com as bolsas operando de forma divergente, tivemos leves altas em Tóquio com o Nikkei subindo +0,65%, e em Singapura onde o Straits Times valorizou +0,36%. Por outro lado as fracas quedas ficaram por conta do Hang Seng em Hong Kong em baixa de -0,56% e Xangai com seu SSEC -0,13%. Enquanto alternamos os dias de otimismo por conta do afrouxamento do lockdown na China, temos alguns dias de fraco desempenho por conta do receio por parte do mercado sobre a recuperação da economia Chinesa. Pontualmente falando do HSI, a reação do mercado precisa ser muito mais forte do que o que foi visto nas últimas semanas para se considerar novamente em um bullmarket.

No mercado Europeu temos um começo de pregão que não é diferente do ocorrido na Ásia, as bolsa por lá também operam de forma mista e com pouca variação até o momento. Em Londres o FTSE está em leve baixa de -0,32% assim como em Paris com o CAC caindo -0,05%. Por outro lado o DAX em Frankfurt consegue uma leve alta de +0,27%. Os dados macro econômicos continuam vindo fracos se comparado a expectativa do mercado e a inflação permanece em patamares elevados. Apesar da realização do petróleo ontem, hoje ele já opera em leve alta e muito longe de valores que poderiam acalmar o mercado sobre uma queda da inflação e por consequência uma menor expectativa pela elevação dos juros por parte dos Banco Centrais.

Por enquanto o futuro das bolsas norte americanas operam em leve alta, mas já de olho em alguns dados que serão divulgado antes mesmo da abertura por lá. Como por exemplo o PMI Industrial que será divulgado às 11 horas, junto também com a oferta de empregos, JOLT’s. Já na parte da tarde teremos discursos dos membros do FOMC, Williams e Bullard, 12:30 e 14:00 horas respectivamente. Para fechar o dia às 15 horas teremos a divulgação do livro Bege por lá e que poderia trazer um pouco de volatilidade perto do fim do pregão.

Cenário no Brasil e Ibovespa
Por aqui o IPC-S divulgado nesta manhã mostra uma desaceleração nos preços no valor referente a Maio, 0,50% ante a variação do mês anterior de 1,08%. O item que mais contribuiu para puxar esse dado para baixo foi o de habitação, -1,37%. De resto as duas commodities que tem maior impacto na nossa bolsa seguem no foco, o petróleo do tipo Brent e o minério de ferro operam nesse momento em alta de +0,26%.

Depois do fechamento do primeiro candle diário acima da média exponencial de 9 períodos o IBOV conseguiu recuperar boa parte das perdas das semanas anteriores e agora já mostra resistência na faixa esperada, entre 111 e 112 mil pontos. Temos que mostrar força compradora acima dessa região ou então vamos voltar para faixa dos 100 mil pontos. Resistência acima do valor atual estaria na casa dos 115.665.

Indicadores econômicos e eventos

07:00 – EUR – Discurso da Christine Lagarde presidente do BCE
11:00 – EUA – PMI Industrial
11:00 – EUA – Oferta de emprego JOLTs
12:30 – EUA – Discurso de Williams membro do FOMC
14:00 – EUA – Discurso de Bullard membro do FOMC
15:00 – EUA – Livro Bege
17:30 – EUA – Estoques de petróleo bruto semanal API

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.