Siga nossas redes

Análise

Morning Call: sexta-feira de payroll

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Operador trabalha no salão da Bolsa de Valores de Nova York EUA 11/04/2022 REUTERS/Andrew Kelly

Cenário Global e de Bolsa de Valores
Tivemos uma sexta feira mais fraca na Ásia por conta do festival do barco do dragão, com isso as bolsas permaneceram fechadas na Tailândia, China, Hong Kong e Taiwan. O Nikkei em Tóquio operou normalmente e teve uma boa sessão encerrando com alta de +1,27%, após números positivos divulgados pela Fast Retailing, empresa dona da Uniqlo, do qual suas ações saltaram mais de 5% neste pregão. Lembrando que o índice Nikkei não supera a sua cotação máxima histórica desde 1990.

Por enquanto o começo das negociações na Europa seguem bem devagar, com pouca variação e sem um direcional definido até o momento. Lembrando que além do feriado mencionado na Ásia, a bolsa de Londres segue fechada nesta sexta feira. Destaque para ontem, durante o pregão a OPEP decidiu aumentar a sua produção de petróleo e parece nesse primeiro momento ter frustrado o mercado, pois ontem mesmo a commoditie encerrou quase na máxima do dia. Essa medida pelo visto parece fraca e para aliviar a pressão sobre a inflação vamos precisar de um aumento na produção de forma mais significativa. Nesse momento o DAX opera em leve alta de +0,13% e o CAC +0,06%.

Enquanto o resto do mundo teve e tem até o momento um fechamento de semana mais lento, os americanos aguardam pela divulgação do tão esperado PAYROLL que ocorre toda primeira sexta feira do mês. O futuro do SP500 opera neste momento em queda de -0,60%, o que seria natural após o forte candle de alta do pregão anterior que encerrou praticamente na máxima do dia. Não vai ter jeito e o direcional para este pregão deve vir após a divulgação deste importante dado de emprego.

Cenário no Brasil e Ibovespa

Agenda um pouco fraca por aqui, com isso voltamos os olhares para o dado de emprego norte americano que será divulgado 9:30 da manhã. Hoje por enquanto não temos o apoio das commodities como foi o caso do minério de ferro e do petróleo ontem, por isso se o IBOV quiser sustentar um movimento de alta, este poderia vir do setor financeiro, que também tem um peso expressivo na composição do nosso principal índice.

O índice consegue sustentar até o momento o fechamento acima da MME9 o que é positivo, mas ainda não supera a máxima desta semana. Lembrando que por outro lado ainda temos a importante resistência na faixa esperada, entre 111 e 112 mil pontos. Temos que mostrar força compradora acima dessa região ou então vamos voltar para faixa dos 100 mil pontos. Resistência acima do valor atual estaria na casa dos 115.665.

Indicadores econômicos e eventos

05:00 – EUR – PMI
09:00 – BRA – Produção industrial
09:30 – EUA – PAYROLL
11:00 – EUA – PMI ISM não manufatura
11:30 – EUA – Discurso de Brainard, membro do FOMC

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.