Siga nossas redes

Análise

Morning Call: Twitter ‘realiza’ e chega a cair 10% no pré-mercado

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

twitter e musk
Twitter vai iniciar teste com recurso de edição de tuítes nos próximos meses 26/01/2016 REUTERS/Dado Ruvic

Cenário Global e de Bolsa de Valores
O ultimo pregão da semana foi de tranquilidade na Ásia, mesmo sendo uma sexta feira 13, os mercados por lá fecharam em alta. Muitos justificam a melhora do humor por conta do que foi falado em Xangai, que a propagação da Covid seria resolvida até o fim deste mês. Mas o que provavelmente ocorreu por lá foi uma realização dos lucros por parte dos investidores que estavam operando vendido, ou seja, um mercado em queda seria lucrativo. Lembrando que a semana tinha começado em forte queda sem nenhum esforço e passou o resto dos dias parado. Para evitar uma surpresa durante o fim de semana, zerar a posição vendida seria prudente para os especuladores. O índice Nikkei fechou em forte alta de +2,64%, Hang Seng +2,68% e o SSEC com alta de +0,96%.

Já o mercado Europeu, esse sim parece mostrar um pouco mais de otimismo nos mercados. A sua valorização até o momento é inferior do que algumas bolsas na Ásia em relação ao dia, porém se firmar na próxima semana acima do nível atual podemos ter alguns dias mais tranquilos. E qual seria a preocupação nesse meio tempo? O petróleo, que por enquanto segue operando em níveis elevados e nesse momento o do tipo Brent é cotado na casa dos $109 dólares. Agora cedo o FTSE em Londres operava em alta de +1,54%, DAX em Frankfurt +1,25% e o CAC em Paris +1,48%.

Já no mercado norte americano os futuros apontam para uma abertura também mais tranquila com alta de +1,11% para o SP500 e +1,70% para a NASDAQ. Lembrando que ontem alguns indicadores por lá estavam bem próximo de seus limites e qualquer pressão vendedora a mais poderia acelerar a queda. Com isso por enquanto o comportamento parece semelhante ao que ocorreu na Ásia, especuladores devem estar zerando posição vendida após uma semana lucrativa para este tipo de operação. A princípio a agenda do dia não traz nenhum dado muito relevante e não deveria trazer um estresse. Destaque no pré mercado para as ações do Twitter que realizam aproximadamente -13%, o que leva as ações a serem cotadas novamente ao mesmo preço de antes do anúncio de aquisição por parte do Elon Musk. Lembrando que comparativamente a média da Nasdaq, as ações tiveram um ótimo desempenho até mesmo antes do anúncio, se o mercado quiser ajustar essa diferença, teria ainda mais espaço. O lado positivo caso Elon Musk desista da aquisição seria a multa imposta no contrato e que seria devido ao Twitter.

Cenário no Brasil e Ibovespa
Seguimos por aqui com várias empresas divulgando resultado como, CCRO3, ENEV3, RDOR3, MRVE3, e B3SA3 dentre outras. Após o fechamento dos mercados teremos, Cosan e Cemig. O nosso principal índice vem mostrando mais força que o mercado externo, mas grande parte do movimento tem relação com a redução nas posições vendidas, neste caso bem semelhante ao comportamento mencionado no exterior. Essa sexta feira 13 não deve ser diferente, se nenhuma surpresa aparecer no caminho, já que o dia é de agenda fraca por aqui e no exterior.

Depois de muita briga o IBOV consegue voltar a fechar dentro da formação do alargamento (aumento de volatilidade) ele ainda parece proporcional ao que ocorreu no topo de abril. Já sabemos que logo abaixo temos o suporte psicológico dos 100k pontos e se o mercado não parar por essa região a busca passaria a ser pelos 94k / 93k pontos. Pensando do lado positivo precisamos que o candle diário consiga fechar pelo menos um dia acima da média exponencial de 9 períodos, já seria um primeiro passo para tentativa de formar um fundo nessa região.

Indicadores econômicos e eventos

09:30 – EUA – Preços de bens importados e exportados
11:00 – EUA – Confiança do consumidor de Michigan
12:00 – EUA – Discurso de Kashkari, membro do FOMC
13:00 – EUA – Discurso de Mester, membro do FOMC
13:00 – EUR – Pronunciamento de Schnabel, do BCE

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.