Siga nossas redes

Cafeína

B3 vale mais que 5 bolsas latinas juntas, mas empata com o Facebook

A soma de todas as empresas listadas na B3 equivalem ao valor de mercado do Facebook e menos da metade do valor da Microsoft.

A desigualdade atinge todas as esferas do mundo contemporâneo. E não é diferente no mercado de capitais. Um exemplo são as bolsas de valores latinas quando comparadas às maiores bolsas globais. A bolsa brasileira ranqueia na 18ª posição. Já a da Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México nem aparecem na lista.

Quando levado em consideração o valor de mercado das empresas listadas na B3, ele equivale a menos de 2% do valor das empresas listadas nos EUA. A soma de todas as empresas listadas é na verdade é equivalente ao valor de mercado do Facebook e menos da metade do valor da Microsoft. 

Mas apesar de a bolsa brasileira ser pequena em relação às bolsas americanas, ela é uma gigante na América Latina. Segundo um levantamento da Economatica Brasil, a B3 tem o dobro do valor de mercado da bolsa mexicana e 4,5 vezes o valor da bolsa chilena. Ela vale mais do que as bolsas do México, Chile, Peru, Colômbia e Argentina somadas .

No Cafeína desta segunda-feira (26), Samy e Dony fazem um comparativo entre as bolsas latinas.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.