Siga nossas redes

Cafeína

Circuit breaker na bolsa, petróleo, covid; Samy comenta os cisnes negros de 2020

Os 5 principais fatos sobre o dia em que o petróleo e o coronavírus derrubaram as bolsas do mundo todo; e como a teoria do cisne negro pode te ajudar a proteger o seu dinheiro em cenários de crise

As bolsas do mundo todo desabaram, o circuit breaker foi acionado, o Ibovespa teve sua maior queda desde 1998 e o dólar fechou o dia aos R$ 4,73. Ufa! É tanta notícia que você vai precisar do Cafeína de hoje para saber os 5 principais fatos sobre o dia que nós batizamos aqui no InvestNews de #PETROVIRUSDAY.

Samy Dana e Priscila Yazbek mostram que os impactos da guerra do preço do petróleo entre Rússia e Arábia Saudita, somados aos efeitos do coronavírus, resultaram no segundo maior dia de tensão nos mercados globais, segundo o VIX, o “Índice do Medo”.

A Taís Laporta ajuda a contar o que aconteceu neste 9 de março de 2020, que deve ficar marcado na história do mercado financeiro, explicando o que é o circuit breaker e quantas vezes a suspensão das negociações da bolsa já aconteceu aqui no Brasil.

E ainda: recorremos à teoria do cisne negro, do autor e estatístico Nassim Taleb, para te ajudar a entender de forma mais profunda o cenário atual, formado por covid-19 e choque do petróleo. São conhecimentos que podem te ajudar a saber onde investir, se é hora de entrar na bolsa de valores e como não perder dinheiro em momentos de crise.