Siga nossas redes

Cafeína

Com Coca-Cola e Netflix, BDR de ETF com ‘valores católicos’ chega na B3

Batizado de Global X S&P 500 Catholic Values, o fundo de índice é negociado na B3 com o ticker BCAT39 e na Nasdaq.

Está disponível ao investidor brasileiro, um BDR de ETF cuja carteira de ações é alinhada aos valores católicos. Para isso, é levado em consideração os valores estabelecidos na conferência de bispos católicos dos Estados Unidos, o que exclui do índice qualquer ação de empresa considerada imprópria. Logo, empresas de entretenimento adulto, de armas nucleares, químicas ou biológicas, trabalho infantil, aborto e até contraceptivos ou uso de células tronco embrionárias estão de fora.

‘Batizado’ de Global X S&P 500 Catholic Values, o fundo de índice é negociado na B3 com o ticker BCAT39 e na Nasdaq, onde é listado, o código é CATH.

A carteira do índice que o BDR replica tem 441 ações já considerando os critérios de exclusão. No entanto, é notória a pulverização em diversos setores que, apesar de não dialogarem contra a igreja católica, alguns também não dialogam [publicamente] a favor. Caso da Tesla, do bilionário Elon Musk, que ao concretizar a compra do Twitter não hesitou em fazer uma demissão em massa.

Até o final de 2022, o setor de maior peso era o de tecnologia (com 26,5%). Apple, Microsoft, Berkshire Hathaway e Oracle são algumas das empresas. Já o setor de saúde e finanças têm o segundo e terceiro maior peso. Pay Pal, Morgan Stanley, S&P Global, Goldman Sachs, Charles Schwab, Bank of America, BlackRock entre outras companhias de peso estão no portfólio. Como o rebalanceamento da carteira é trimestral, as empresas e os respectivos pesos podem mudar.

Neste Cafeína, Samy Dana e Dony De Nuccio fazem um raio-x do fundo de índice.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.