Siga nossas redes

Cafeína

Empreendedorismo por necessidade dispara — e falências também

Assista ao Cafeína e entenda o cenário desafiador para empreender no Brasil e como evitar cair nos maiores erros.

Em todo ano passado, foram feitos 3,9 milhões de pedidos de novas empresas no Brasil. O número é inferior ao reportado pelo Serasa Experian em 2021 – que bateu recorde histórico de 4 milhões de pedidos de registro de novas empresas.

O dado, segundo Luiz Rabi, economista do Serasa, revela uma característica brasileira que é o empreendedorismo por necessidade – e não por vocação. “Até parece que o Brasil virou o celeiro do empreendedorismo, mas não é bem assim”, disse, em referência ao número de pessoas sem carteira assinada e com dificuldade de conseguir trabalho.

Segundo a Instituição, 80% destas empresas abertas são voltadas ao Microempreendedor Individual (MEI). Dois terços estão registrados no setor de serviços.

“E isso mostra que estes empreendedores estão fazendo isso para gerar renda, para ter como sobreviver e pagar as contas. A maioria não consegue emprego no mercado formal – que cresce lentamente ou por vezes nem cresce –  e acabam se tornando os pequenos empreendedores”.

Luiz Rabi, economista do Serasa EXPERIAN

No final de março foi divulgada a taxa de desemprego no Brasil, que subiu para 8,6% no trimestre terminado em fevereiro, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. O número absoluto de desocupados teve alta de 5,5%, chegando a 9,2 milhões de pessoas. São 483 mil pessoas a mais entre o contingente de desocupados, comparado ao trimestre anterior. 

Porém, o boom do empreendedorismo por necessidade acaba de certa forma sendo um alerta para um outro dado: o da falência de pequenas e médias empresas. Quase 60% das PMEs vão à falência nos primeiros cinco anos de negócio, segundo o IBGE.

No ano passado, foram feitos 866 pedidos de falências, sendo mais da metade (486) realizados por pequenas empresas. Destas, 476 foram de fato decretadas pela Justiça – o que mostra que o negócio estava inviabilizado financeiramente.

Logo, quais os erros que podem ser evitados antes de empreender para não cair na estatística? E porque analisando a década de 1990, eram pedidos entre 12 mil a 48 mil pedidos de falência por ano?

Assista ao Cafeína, com Samy Dana e Dony De Nuccio, e entenda o cenário passado e atual do empreendedorismo no Brasil.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.