Siga nossas redes

Cafeína

Fuja da malha fina! Conheça (e evite) os 8 erros mais comuns ao declarar o IR

Dony De Nuccio e Samy Dana mostram as falhas mais recorrentes, e como escapar delas

Publicado

em

Está chegando aquele momento que dá um frio na espinha de todo contribuinte: a entrega da declaração anual do imposto de renda. Essa prestação de contas com o leão muitas vezes acaba acompanhada de muita dor de cabeça.

Esse ano, devido à epidemia do coronavírus, a entrega da declaração foi adiada de 30 de abril para 30 de junho. Mas isso não vai impedir que muita gente deixe para a última hora. E muitas vezes, com o atraso, vêm os erros.

E errar na declaração sai caro devido às multas aplicadas pela Receita Federal, além do imposto devido. É o momento então de ficar de olho para não errar e Samy Dana e Dony de Nuccio vão mostrar no programa Cafeína, do canal InvestNews, quais os principais equívocos de quem preenche a declaração.

Erros de digitação, por exemplo, podem fazer a pessoa cair na malha fina. Outro problema bastante comum é esquecer de declarar rendimentos, ignorando que aluguéis, aposentadorias e outros devem ser comunicados à Receita. Também é preciso atenção para não esquecer alguma fonte pagadora, erro comum principalmente entre os trabalhadores autônomos, que costumam receber de mais de uma fonte. 

Conheça a melhor plataforma de investimentos do Brasil: acesse a Easynvest e comece a ganhar dinheiro agora!

Anúncio Patrocinado Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente. Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente.

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.