Siga nossas redes

Claudia Kodja

Como construir um patrimônio financeiro?

Segundo colunista, uma das maiores falhas no processo de desenvolvimento financeiro e patrimonial é aderir a investimentos da moda.

A maior falha no processo de desenvolvimento financeiro e patrimonial é aderir a investimentos da moda, ceder as recomendações dos assessores de investimento, comprar cotas de fundos ou sustentar posições agressivas, sem qualquer aderência a um plano de investimentos, composto por propósitos e metas.

Pergunte as pessoas como seu dinheiro está investido e elas irão contar suas aquisições e por que elas irão se valorizar, mas muito poucos saberão dizer o objetivo patrimonial correspondente, em um horizonte temporal definido.

A construção do Patrimônio Financeiro esperado e possível, não se dará através da aquisição improvisada, instintiva e ocasional de Títulos, Fundos, Ações, Propriedades, Criptos ou Tokens, mas pelo conjunto correto de ativos financeiros, ou seja, a diversificação adequada para você.

Afinal, o que é Diversificação de Investimentos?

“Diversificação é proteção contra a ignorância”.

Warren Buffett

Reduzida a tarefa de minimizar os riscos e abrandar a volatilidade da sua carteira de investimentos, a estratégia de diversificação se confunde com a renúncia de parte do retorno e pode ser ridicularizada como ‘proteção contra a ignorância”.

Simplificada sob a citação, “não coloque todos os ovos no mesmo cesto”, o conceito de diversificação dos investimentos mais parece uma extraído de um Conto de Grimm, do que uma estratégia de enriquecimento.

É habitual ver profissionais do mercado e investidores em geral, confundindo estratégia de diversificação, com hedge.  Mitigar perdas potenciais por meio de investimentos não correlacionados – que se movem em direções opostas, de forma que a perda de alguns, seja minimizada pelo ganho de outros, em proporção maior – são estratégias de hedge e não um modelo de diversificação das nossas carteiras. 

Do ponto de vista útil e funcional, a estratégia de diversificação está relacionada a um plano de metas financeiras e patrimoniais.

Observação Importante: caso você tenha condições de realizar perdas significativas em seus investimentos, em troca de uma chance de enriquecimento, por favor, considere a estratégia de diversificação uma tolice, que deve ser reservada aos conservadores ignorantes.

Entre 2020 e 2021, os investimentos realizados pelo portfólio de Warren Buffet, o Berkshire Hathaway, sofreram uma perda de US$ 10,8 bilhões. 

Conforme levantamento realizado por Jeremy Siegel – investidor, autor e professor norte-americano – desde o ano de 1800, as ações têm registado, consistentemente, um retorno médio líquido de 6,5% a 7% por cento ao ano (retirada a inflação).

Quais são suas metas financeiras e patrimoniais?

“Minha meta é obter a rentabilidade possível, o mais rápido possível e ficar rico.”

Todos nós queremos o máximo de retorno sob os nossos investimentos. O problema é que ter esse objetivo não proporciona nenhuma orientação útil sobre como investir e o colocará a mercê de indicações momentâneas, sem base e comprometidas por outros objetivos, que não os seus.

Suas metas de investimento podem ser qualquer coisa: comprar um carro novo em dois anos; comprar sua primeira casa em cinco anos; viajar duas vezes por ano, se se aposentar em 40 anos, montar um negócio próprio, proporcionar aos meus filhos educação de qualidade, tirar períodos sabáticos a cada 5 anos, garantir recursos emergenciais, realizar procedimentos estéticos, entre tantos 

  • O investimento deve começar com um objetivo específico correspondente a um horizonte temporal definido.
  • O mais importante é fazer com que os seus objetivos sejam o foco da sua estratégia. 
  • Após identificar uma meta, o planejamento do investimento pode tomar forma.

Etapas para definir Metas Financeiras

Revise o seu Orçamento – Receitas e Despesas: Para definir metas financeiras, você precisa descobrir quanto pode economizar para cada meta, dados seus níveis de gastos atuais.

Distribua suas Metas ao Longo do Tempo: Distribua suas metas financeiras em objetivos de curto, médio e longo prazo.Seja realista na escolha das metas, mas não deixe de adicionar alguns desafios, que parecem inalcançáveis hoje – como, por exemplo, a compra de um imóvel ou montar um negócio. 

Priorize as suas Metas: A priorização das metas é uma etapa importante na definição da estratégia de investimento. Nossa tendência é priorizar as metas de curto prazo, em detrimento das de longo prazo. No entanto, até que ponto a compra do carro dos seus sonhos em dois anos, irá comprometer o projeto educacional dos seus filhos nos próximos 10 anos. 

Determine como Alcançar as suas Metas: Nem todas as decisões tomadas nesta fase, dizem respeito a estratégias de investimento. Para alcançar suas metas patrimoniais pode ser que você tenha que fazer um curso e realizar uma mudança na sua profissão ou procurar um novo emprego. A estratégia de investimento desenhada nesta fase dependerá de uma série de fatores, como a condição doa mercado, o prazo de investimento, o risco que deve ser assumido, o volume a ser investido, entre outros. 

Importante: nesta fase de montagem da estratégia é importante contar com o apoio de um profissional especializado em planejamento e estratégias de investimento. Certifique-se de que este profissional possua experiência e credibilidade, não esteja vinculado as instituições de varejo financeiro, como bancos e corretoras, que não ganhem sobre o volume investido ou sejam incentivados por comissões e rebates sobre as vendas de determinados produtos e operações de investimento.

Monitore os seus Investimentos: Estabeleça um formato prático e resumido de acompanhar a rentabilidade. Lembre-se que, investimentos envolvem ganhos e perdas e as mudanças de estratégia  devem ter como foco o alcance das metas determinadas.

Revise as suas Metas: A vida muda ao longo do tempo, assim como nosso status financeiro, nossas necessidades e desejos. Portanto, revisite seu plano de investimentos em prazos determinados e verifique se as metas ainda fazem sentido para você.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.