Siga nossas redes

ESG News

Discriminação nas políticas públicas ambientais: entenda racismo ambiental

O novo episódio do ESG News com Liliane Rocha amplia e desdobra a
perspectiva ambiental no contexto empresarial à luz das melhores práticas.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 minutos

No dia 5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instaurada em 1972, durante a Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas), como um alerta para evitar que a população esgote os recursos naturais do planeta Terra e com o objetivo de reafirmar que um estilo de vida sustentável e em equilíbrio com o planeta é possível e necessário. 

Este ano, a ONU segue com a campanha #UmaSóTerra, convocando a sociedade a uma ação coletiva e transformadora, em escala global, para celebrar, proteger e restaurar o planeta Terra.

De lá para cá, diversas outras iniciativas com esse propósito foram criadas, o PNUMA (Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente) e os Objetivos do Milênio. O marco mais recente foi a criação, em 2015, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que determinam um plano global para ações ambientais e sociais de empresas e instituições de todo o mundo. Dentro dessa perspectiva, a ONU criou 17 objetivos – com 169 metas – que organizações dos 193 países membros devem adotar para alcançar igualdade, bem-estar e preservação ambiental. Esse plano representa um marco na busca por um mundo melhor para esta e para as futuras gerações.

Você sabia que meio ambiente também é uma temática social? No Brasil, qual a principal parcela da população que é afetada por desastres ambientais? Quando ocorrem chuvas intensas, alagamentos e desbarrancamentos, quais são as casas frágeis que deslizam morro abaixo, quais famílias ficam sem um lar e são privadas de seus direitos mais básicos?

Para explicar essas e outras questões que unem as temáticas de meio ambiente e social, a colunista Liliane Rocha, CEO e Fundadora da Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade, explicará termos como Racismo Ambiental, falará sobre o impacto que o descarte de resíduos pode causar no  meio ambiente, apresentará iniciativas de empresas que estão comprometidas em transformar o mundo a partir de uma consciência mais ampla sobre os impactos ambientais causados por suas operações. “Já se passaram 50 anos da criação do Dia do Meio Ambiente, mas o tema da preservação ambiental e seus impactos na sociedade continuam mais atuais do que nunca. E essa história só muda se você “mudar”, provoca Liliane Rocha.

Quer aprender mais sobre ESG? Então, acesse a coluna e fique por dentro deste e outros assuntos que certamente vão refletir nas decisões empresariais daqui para o futuro.

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. 


Veja também

Home Broker grátis e taxa de corretagem GRÁTIS para Ações. Partiu investir? Invista agora

Anúncio Patrocinado Probabilidades Samy Dana Probabilidades Samy Dana
ANÚNCIO PATROCINADO      Carteira de Dividendos Agosto

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Anúncio Patrocinado Cripto no App Nu