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Jeep se rende à eletrificação e abre era híbrida com Compass

Fabricado na Itália, SUV tem 240 cv e roda mais de 900 km com um tanque de gasolina.

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O Compass é um dos campeões de venda da Jeep no mercado brasileiro. Em 2021, a marca emplacou mais de 70 mil unidades, que só ficou atrás de outro modelo da marca, o Renegade, no ranking de vendas dos SUVs.

Esse sucesso motivou a empresa a elegê-lo para inaugurar uma nova fase de eletrificação dentro da Jeep. O Compass 4xe é o primeiro lançamento de uma série de modelos híbridos que vão estrear no Brasil nos próximos anos.

Fabricado na Itália, o SUV será vendido inicialmente apenas na versão Série S 4xe por salgados R$ 349.990. Ele traz uma lista de equipamentos bem semelhante ao Série S nacional, que é produzido em Goiana (PE) com o motor 1.3 turboflex de até 185 cv. Existem apenas alguns itens a mais no modelo italiano, como o sistema de câmeras com visão em 360 graus e o sistema de som da Alpine com 506 watts.

Autonomia de 927 km

A maior diferença está debaixo do capô. O motor de 1,3 litro conhecido como T270 roda apenas com gasolina e entrega 180 cv e 27,5 kgfm de torque máximo. Ele é responsável por tracionar o eixo dianteiro, já que um motor elétrico de 60 cv e 25,4 kgfm se encarrega de movimentar o eixo traseiro. A potência combinada é de 240 cv, mas a Jeep não soma os torques por alegar que seria inviável realizar uma medição precisa da atuação conjunta dos dois propulsores.

De toda maneira, o Compass híbrido entrega ótimos números de consumo. Segundo a marca, o SUV faz 25,4 km/l na cidade e 24,2 km/l em perímetro rodoviário. A autonomia é de impressionantes 927 quilômetros.

O proprietário pode optar ainda por rodar no modo 100% elétrico. Desta maneira, a autonomia da bateria de 11,4 kW (que não rouba espaço dos 420 litros do porta-malas) chega aos 44 quilômetros, mas a velocidade máxima é limitada a 130 km/h. 

A Jeep oferece o Compass 4xe com um carregador portátil que pode ser plugado em qualquer tomada convencional de três pinos, seja ela de 110 volts ou 220 volts. Nesta situação, o tempo de carga varia de 4h a 20h. Caso opte pelo wallbox de 7,4 kW (queserá dado aos 40 primeiros clientes, mas poderá ser adquirido a parte), a recarga varia de 100 minutos até 9h no modo mais lento. Importante ressaltar que estão disponíveis cinco níveis de tensão de carregamento da bateria, sendo o nível 1 o mais baixo e 5 o mais alto.

A família vai crescer

Como mencionamos alguns parágrafos atrás, o Compass inaugura a linha híbrida 4xe. A fabricante confirmou a chegada de outros modelos ao país, mas não revelou quais serão os modelos. Entretanto, o site especializado “Motor1 Brasil” cravou que o Grand Cherokee será o segundo membro da gama eletrificada, com lançamento agendado para o fim do ano.

Além deles, a Jeep também oferece o Renegade e Wrangler híbridos plug-in. Entretanto, o SUV compacto (que lidera as vendas da categoria no país) não deve ser eletrificado tão cedo.

Isso porque o modelo ainda não recebeu a reestilização apresentada no começo deste ano e também por conta do preço, já que um Renegade 4xe poderia passar dos R$ 250 mil. Assim, quem apostar no Wrangler 4xe tem boas chances de acertar.

*Vitor Matsubara é jornalista automotivo e editor do Primeira Marcha. Tem passagens por Quatro Rodas, de 2008 a 2018, e UOL Carros, de 2018 a 2020.

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. 

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