Siga nossas redes

SO$ Finanças

IR: é possível ter valor a restituir maior que o retido na fonte?

Especialista tira dúvida sobre a declaração do Imposto de Renda 2023.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 minutos

Pergunta de Valdir Felipe: “Gostaria de saber porque meu Imposto de Renda está mencionado um valor a restituir maior que o valor retido na fonte. Quando clico em ‘verificar pendências’, diz que não existe erro. Isso pode acontecer?”

Resposta de Wesley Santiago *:

“Provavelmente a leitura da apuração do imposto não foi realizada com precisão, pois, para o contribuinte que sofre retenções de Imposto de Renda mensalmente de suas remunerações, acumula-se um ‘crédito de antecipação de IR’ para a apuração realizada na IRPF.

Após isso, são considerados os rendimentos tributáveis, bem como as deduções legais para identificar a base de cálculo do IR. Sob essa base é calculado o Imposto de Renda devido, e a diferença entre o imposto calculado e o ‘antecipado nas retenções’ pode gerar um imposto a restituir (se o crédito for maior) ou um imposto a pagar (se o crédito for menor).”

* Wesley Santiago, especialista em tributos e impostos da Macro Contabilidade e Consultoria

*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Passo a passo

Veja abaixo como declarar as principais informações no IR

Veja abaixo um como declarar investimentos no IR

Veja também:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.