Siga nossas redes

Criptonews

Quero comprar NFTs de forma segura. O que fazer?

Veja o passo a passo para não cair em ciladas ao investir deste tipo de ativo.

Token não fungível (NFT) exibido no OpenSea é visto através de uma lupa 28/02/2022 REUTERS/Florence Lo

Pergunta: Quais cuidados tomar antes de investir em NFTs? Quero comprar mas tenho medo de cair em ciladas.

Resposta de Rejane Tamoto*:

Antes de escolher investimentos, é importante entender o que são, quais são os riscos e possibilidades de retorno, além dos aspectos relacionados à segurança. Os Non-Fungible Tokens (NFTs), os tokens não fungíveis, são criptoativos únicos que não podem ser substituídos ou trocados, apenas comprados e vendidos. Eles ficam registrados em uma blockchain, um sistema que possibilita a transferência de dados por meio de criptografia, tecnologia responsável pela segurança da propriedade. 

Os NFTs são ativos originais e quem compra tem a posse exclusiva dele. Os tokens podem estar vinculados a diversos tipos de itens digitais, sendo os mais comuns as obras de arte, cards de games, mas podem ser músicas, memes, manuscritos e até ativos imobiliários. Recentemente, o jogador Neymar investiu cerca de R$ 6 milhões em dois NFTs de desenhos de chimpanzé, da coleção Bored Ape Yatch Club. 

Então, uma vez que já entende o que são NFTs, o primeiro cuidado antes de investir é compreender como comprar e manter uma carteira de criptomoedas, pois precisará delas para comprar os NFTs em um marketplace. É importante verificar as taxas e os mecanismos de segurança e autenticação, para evitar fraudes, NFT fakes (cópias apresentadas como originais) ou mesmo a perda total desses investimentos em um ataque hacker. 

A rentabilidade do NFT será definida pela sua valorização no mercado, o que também o torna um investimento altamente especulativo, podendo ter oscilações muito altas. Em alguns casos, pode ser difícil vender um NFT rapidamente, ao valor que possibilite lucro. Ou seja, é um investimento de baixa liquidez. 

Além desses cuidados na análise inicial, é recomendável que identifique se esse tipo de investimento está alinhado com seus objetivos financeiros. Mesmo que queira investir em NFTs por diversão, curiosidade, crença ou diversificação, mantenha uma parte do seu patrimônio aplicado em renda fixa, cuja característica é ter baixa oscilação de valor e rapidez no resgate.

Procure manter o equivalente a três ou seis meses de despesas em aplicação com essa característica. Assim, terá segurança diante de imprevistos, que sempre podem acontecer, sem precisar se preocupar em vender NFTs porque precisa do dinheiro rapidamente, em um mal momento de mercado.

O último ponto importante é a diversificação, ou seja, a arte de distribuir os investimentos em diferentes tipos de aplicações, para buscar maior rentabilidade no longo prazo sem ficar exposto a um risco concentrado, que tende a ser mais perigoso.

É importante definir os objetivos financeiros, ou seja, o que quer realizar com o crescimento do seu patrimônio que está em aplicações financeiras, ao longo do tempo. Vale fazer uma reflexão se os NFTs estão em linha com o prazo que pode manter os recursos investidos e se tem tolerância para suportar as altas oscilações de valor deles. 

Para definir quanto aplicar em NFTs, descubra qual o seu perfil de risco de investidor, se conservador, moderado ou agressivo. Dependendo do resultado, pode não ser adequado ter uma parcela em investimentos de alto risco, como é o caso dos NFTs. Para descobrir, basta preencher o questionário de perfil de risco em banco, corretora ou gestora com quem mantém ou quer manter relacionamento. 

A tarefa de escolher NFTs e investir em criptoativos pode exigir muito tempo e atenção. Então, avalie se prefere direcionar o tempo e energia para atividades que trazem mais retorno, como a própria carreira profissional.

Se a resposta for positiva, vale analisar os fundos de investimentos que investem em criptoativos, e que tem equipes mais experientes para analisá-los e acompanhá-los. A diversificação dos investimentos, com um serviço de gestão profissional, a exemplo do que fazem os fundos de investimentos, permite a busca de maiores retornos e uma oscilação controlada.

*Planejadora fiduciária da Fiduc.

*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.