Siga nossas redes

SO$ Finanças

​Selic caiu: acabou a renda fixa ou ainda tem oportunidades?

Especialista tira dúvida sobre investimentos; envie sua pergunta.

Pergunta de Sigefredo Fontoura de Souza: “Agora que a ​Selic caiu, acabou a renda fixa? Ou ainda tem oportunidades?”

REUTERS/Adriano Machado

Resposta de Cadu Guerra, especialista em finanças: “É muito perigoso fazer afirmações como ‘a renda fixa acabou’ ou ‘a renda fixa está morta’. Antes de mais nada é muito importante ressaltar que uma boa estratégia de investimentos tem como um dos pilares a diversificação. Por isso, excluir por completo uma classe de ativos do radar pode, em muitos casos, ser uma decisão ruim do investidor.

Sabendo disso, antes de afirmar qualquer coisa sobre a renda fixa, é importante entender que essa resposta depende do contexto de cada investidor, seus objetivos, o prazo pelo qual pretende invetir, entre outros fatores.

Muitas vezes os investidores são levados a pensar que na renda variável existem possibilidades de ganhos assimétricos. De fato, podem existir situações de ganhos acima da média. Apesar disso, o risco ao qual o investidor se expoe também é proporcionalmente maior.

Mesmo com as recentes quedas na Selic e com a provável tendência de que continue caindo, ainda existem sim muitas opções interessantes em renda fixa. Porém, é importante que o investidor avalie: qual é o nível de risco ao qual fica confortável se expondo? O objetivo dele é de curto, médio ou longo prazo? Liquidez é um fator importante? Avaliando todos esses pontos o investidor pode definir se uma oportunidade é boa ou ruim para ele.”

*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.