Siga nossas redes

SO$ Finanças

Vendi um imóvel. Como faço para não deixar o dinheiro parado?

Especialistas respondem a dúvidas dos leitores sobre seu dinheiro; envie sua pergunta.

cofrinho dinheiro

Pergunta do leitor: Este ano vendi meu único apartamento e ainda não decidi se vou usar o dinheiro para comprar outro ou investir. O que eu faço com esse dinheiro?

Resposta de Ricardo Tarantello:

O primeiro passo é entender para que esse dinheiro será usado. Se for para a compra de outro imóvel, existem vantagens tributárias caso sejam cumpridas algumas exigências relacionadas a prazo e valor. Nesse ínterim o dinheiro deve ser aplicado em ativos de renda fixa, que não corram riscos de grandes oscilações no momento do pagamento da nova compra.

Se não for para esse fim, o importante será entender o tempo do investimento, baseado nos objetivos financeiros do investidor. Gosto muito de carimbar o destino do dinheiro, separando-o em caixas de curto, médio e longo prazos, para, de forma lúdica, auxiliar as pessoas a definirem as melhores opções de ativos.

Como exemplo, trocar de carro daqui um ano permite um tipo de escolha diferente de reformar um imóvel daqui a três anos, de mandar o filho para um intercâmbio daqui a cinco, ou de guardar dinheiro para se aposentar com dignidade.

Aspectos como diversificação dos ativos, visão de carteira e disciplina para guardar e investir são fundamentais para o sucesso de todo investidor. Como isso não é fácil de se fazer por conta própria, recomendo sempre que as pessoas busquem o auxílio de um planejador para acompanhá-las por toda a jornada.

*Ricardo Tarantello é Planejador Fiduciário na Fiduc.

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]


Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.