Estamos enfrentando problemas na leitura da API responsável por mostrar dados nesta página, o que pode afetar a exibição de informações atualizadas. Nossa equipe está trabalhando na resolução do problema. Enquanto isso, você pode continuar navegando normalmente.

Banco Amazônia – BAZA3

O Banco da Amazônia S.A. (BAZA3) é uma instituição financeira crucial para o desenvolvimento econômico e social da Região Norte do Brasil. Desde a sua criação em 1942, o banco tem desempenhado um papel fundamental no financiamento de diversos setores produtivos na região amazônica, incluindo a indústria, o comércio e a agricultura. Hoje, a instituição continua a ser um agente financeiro-chave para a região, com uma forte presença no mercado de capitais brasileiro.

História da Banco Amazônia (BAZA3)

A história do Banco da Amazônia começa em 1942, quando foi fundado com o nome de Banco de Crédito da Borracha para financiar a produção de borracha, que seria destinada aos países aliados durante a Segunda Guerra Mundial.

Na década de 1950, a instituição passou a ser conhecida como Banco de Crédito da Amazônia S.A., ampliando o seu escopo para financiar outras atividades produtivas na região. Em 1966, assumiu o nome de Banco da Amazônia e se tornou um agente financeiro da política do governo federal para o desenvolvimento da Amazônia Legal.

Em 1970, o banco tornou-se uma sociedade de capital aberto, com o Tesouro Nacional detendo 51% das ações e o público, 49%. Quatro anos depois, em 1974, passou a operar como um agente financeiro do Fundo de Investimento da Amazônia (Finam), administrado pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), apoiando a expansão da fronteira agrícola e o avanço da industrialização regional.

Em 1977, o Banco da Amazônia começou a operar na Bolsa de Valores com o código BAZA3, e em 1989, iniciou a operacionalização e gestão do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

No início do século 21, a instituição reforçou sua dedicação ao desenvolvimento sustentável. Em 2002, abandonou a antiga sigla BASA, em uma tentativa de reforçar seu papel na promoção do crescimento econômico da região de maneira sustentável. Recebeu o Prêmio Internacional ALIDE VERDE em 2011, por seu trabalho com o programa FNO-Biodiversidade.

Em 2017, atingiu o Nível 1 no Indicador de Governança do Ministério da Economia ("IG-SEST"), com nota máxima na meta relacionada à gestão, controle e auditoria. No mesmo ano, iniciou o patrocínio de ações culturais, esportivas e sociais e retomou a sigla BASA, que possui um valor afetivo junto aos seus parceiros e clientes.

Quem são os acionistas da Banco Amazônia (BAZA3)

A Banco Amazônia (BAZA3) é uma companhia de capital aberto com ações negociadas na B3 sem segmento especial, com um free float de 2,99% e sem tag along. Seus acionistas principais são os seguintes.

  • BB Fgo Fundo De Investimento Em Ações, com 5,09% das ações ordinárias da empresa;
  • FI Caixa Fgeduc Fundo De Investimento Multimercado, com 18,60% das ações ordinárias da empresa;
  • União, com 73,32% das ações ordinárias da empresa;

A Banco Amazônia (BAZA3) paga dividendos?

Sim, a Banco Amazônia (BAZA3) realiza distribuição de dividendos desde 2007. A maior distribuição foi em 2022, a R$ 6,26 por ação, e a menor foi em 2007, a R$ 0,006, antes de um grupamento de 100:1.

Dados atualizados em junho de 2023.