Siga nossas redes

Criptonews

Reino Unido prioriza tecnologia blockchain para simplificar mercados

Ministério das Finanças lançará um ‘sandbox’ de infraestrutura do mercado financeiro no próximo ano para testar projetos de DLT sob o controle de reguladores.

Conceito de blockchain

O Reino Unido começará a testar a tecnologia blockchain para atividades tradicionais de mercado, como negociação e liquidação de ações e títulos no próximo ano, como parte de um esforço para se tornar um “centro de ativos digitais” global, disse o Ministério das Finanças nesta terça-feira (7).

Gwyneth Nurse, diretora geral de serviços financeiros do ministério, disse que o uso da tecnologia de contabilidade distribuída (DLT), que sustenta os criptoativos, é uma prioridade fundamental para tornar a infraestrutura do mercado financeiro mais inovadora e eficiente para os usuários.

O ministério lançará um “sandbox” de infraestrutura do mercado financeiro no próximo ano para testar projetos de DLT sob o controle de reguladores, disse Nurse, um modelo que os reguladores do Reino Unido foram pioneiros para nutrir empresas de tecnologia financeira. Sandbox é um ambiente de teste para projetos envolvendo clientes reais.

Nos mercados financeiros, a negociação de ações, títulos e outros ativos envolve tradicionalmente três atividades distintas de negociação, compensação e liquidação. O uso de DLT pode mudar isso e permitir que ativos financeiros, como títulos ou ações, sejam emitidos em horas, em vez de dias ou semanas.

“O governo também pode querer testar como negociação e liquidação podem ser combinadas”, disse Nurse na conferência anual de derivativos IDX em Londres.

“Um sandbox permitirá testar novas melhores práticas regulatórias e fazer mudanças permanentes para garantir que os usuários do mercado se beneficiem.”

O sandbox será introduzido, juntamente com a regulamentação para stablecoins – criptomoedas apoiadas por ativos tradicionais, sob um novo projeto de lei de serviços financeiros que será apresentado ao parlamento este ano.

O Ministério das Finanças e o Banco da Inglaterra estão avaliando em conjunto uma libra digital com uma nova consulta pública ainda este ano, disse Nurse.

Mas uma libra digital não estará disponível até a segunda metade da próxima década, mesmo que seja tomada a decisão de avançar com a chamada moeda digital do banco central ou CBDC – que outros bancos centrais também estão analisando – disse Nurse.

A União Europeia está finalizando sua própria sandbox para mercados e novas regras para mercados de criptomoedas.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.