A combinação de vacina contra Covid-19 e juro básico do país em um recorde de baixa tem atraído investidores para a renda variável e cerca de 30 empresas estão se preparando para listar ações no primeiro trimestre, um número que já supera as estreias em bolsa de 2020.
O fila de ofertas de ações significa que os executivos de bancos que costumavam ir para a praia entre o Ano Novo e o Carnaval agora estarão com os olhos colados em seus escritórios online preparando esse desfile.
Da unidade de mineração da Companhia Siderúrgica Nacional à rede de supermercados BIG, controlada pela empresa de private equity Advent, o número de negócios em 2021 pode até superar o ano de 2007, quando houve 88 IPOs.
Em termos de volume, o Bank of America prevê cerca de R$ 150 bilhões em 2021, enquanto o Itaú Unibanco espera um pouco menos, R$ 140 bilhões.
Ser humano já consome plástico até na cerveja
Não há como escapar. Está no ar, no açúcar, no sal, na água de torneira, na cerveja gelada. A presença de micropartículas de plásticos já faz parte do cotidiano de qualquer cidadão do mundo. Estima-se que, ao longo de um ano, cada pessoa tenha ingerido algo entre 74 e 121 mil partículas desse material.
Segundo uma pesquisa feita pela organização Oceana, a água engarrafada aparece no topo da lista daqueles que apresentaram maior presença de microplástico, seguida por cerveja, ar, água de torneira, frutos do mar, açúcar e sal.
Por enquanto, não há consenso sobre como esse material tem afetado a vida humana. Partículas acima de 150 micrômetros são facilmente excretadas pelo organismo e, assim, não representariam grande risco à saúde.
Maia diz que define candidato à presidência da Câmara até quarta-feira
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira (21) que nome do candidato de seu grupo à presidência da Câmara será anunciado antes do recesso parlamentar.
Segundo o presidente, que reuniu-se com partidos que o apoiam, “até a quarta-feira” deve haver um “encaminhamento dado”, que mantenha o grupo unido.
“Ainda esta semana certamente nós teremos as definições necessárias”, afirmou o presidente.
Ao posicionar-se mais uma vez a favor de o Congresso trabalhar durante o mês de janeiro, Maia aproveitou para criticar o governo. Segundo o deputado, o Executivo não tem interesse no funcionamento do Legislativo no início do ano por considerar que isso poderia favorecer o grupo do atual presidente da Câmara na disputa pela Mesa.
Ele disse ainda que está à disposição do governo do presidente Jair Bolsonaro caso haja interesse em votar projeto de autoria do Executivo que unifica impostos, mas negou que tenha sido procurado para a construção de um texto que possa ir a voto.
Veja também: