Economia
Ficou sabendo? Covid vira endemia na Europa; resgate em fundos de investimento
Fundos multimercado e de ações lideraram os saques em janeiro.
Covid-19 vira endemia na Europa
Os países europeus, como, França, Espanha, Dinamarca e Reino Unido anunciaram que devem passar a tratar a covid-19 como uma endemia em seus respectivos territórios. Os anúncios abrem espaço para debates sobre “o fim da pandemia” e se a população mundial terá que aprender a conviver com o vírus.
Porém, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, reforçou seu posicionamento sobre a variante ômicron não ser benigna e que a falta de vacinação em alguns países ainda é um problema. Já o Brasil não deve tratar a covid como uma endemia, por enquanto.
Copom não sinaliza reajustes na Selic
Depois de aumentar a taxa Selic em um ponto e meio percentual na última reunião, o Copom – o Comitê de Política Monetária – considerou mais adequado não sinalizar a magnitude dos próximos ajustes na taxa básica de juros. Com a incerteza sobre preços de commodities e outros ativos importantes, além do estágio do ciclo de aperto monetário, o órgão decidiu por não dar nenhum indício das próximas movimentações.
Resgate nos fundos de investimento
Os resgates líquidos (diferenças entre saques e aplicações) nos fundos de investimentos em janeiro deste ano somaram R$ 13,2 bilhões. As aplicações em fundos multimercado e de ações puxaram o resultado no período. Já os fundos de renda fixa seguem com maior volume de novos aportes (R$ 22,4 bi), segundo dados da Anbima, entidade que representa a indústria de fundos.
Veja também
- Como a testosterona torna as bolsas mais instáveis?
- De Tesla à WEG: as 7 melhores ações de energia renovável
- Varejo em baixa, mineração forte: o que esperar dos balanços do 4º trimestre
- Balanços do 4º tri: o que já saiu e o que pode surpreender?
- DeFi: guia completo do futuro das finanças descentralizadas