Economia
Ficou sabendo? Petrobras vende direitos; BC nega que bancos perdem com PIX
Campos Neto contraria afirmação do presidente Bolsonaro de que bancos estariam perdendo dinheiro com o PIX; Petrobras inicia processo de venda de seus direitos minerários.
Petrobras inicia processo de venda de seus direitos minerários
A Petrobras (PETR4) iniciou o processo de venda de seus direitos minerários para pesquisa e lavra de sais de potássio situados na Bacia do Amazonas, com a divulgação da oportunidade (teaser), informou a companhia nesta quinta-feira.
O ativo é composto por 34 títulos minerários de sais de potássio localizados na Bacia do Amazonas e outorgados pela Agência Nacional de Mineração (ANM).
Do total, 8 são concessões de lavra, 4 são requerimentos de lavra e 22 estão em processo de autorização de pesquisa.
Campos Neto nega que bancos perdem com PIX
“Não é verdade que bancos perdem dinheiro com o Pix”, disse nesta quinta-feira,11, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, contrariando afirmação do presidente Jair Bolsonaro.
Em evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Campos Neto disse que o sistema de transferências instantâneas leva a abertura de novas contas, viabilização de novos serviços e aumento do volume transacionado, além de uma redução do uso de cédulas e moedas, que aumentam o custo de operação.
Segundo ele, o Banco Central divulgará um estudo sobre esse tema.
No fim de julho, Bolsonaro disse que banqueiros estariam assinando carta em defesa da democracia, vista como uma resposta a ataques do presidente ao processo eleitoral e às instituições, porque teriam perdido dinheiro com a criação do Pix.
“Estão perdendo com o Pix. Juristas não, banqueiros. Banqueiros, isso mesmo? Banqueiro. Perdendo com Pix”, disse Bolsonaro na ocasião.
A Carta em Defesa da Democracia foi apresentada publicamente nesta quinta em ato no centro de São Paulo que reuniu acadêmicos, estudantes, empresários, sindicalistas e representantes da sociedade civil. Manifestações em defesa da democracia também foram realizadas em outras capitais do país.
No evento da Febraban, o presidente do BC também defendeu um avanço do sistema de pagamentos instantâneos para permitir que usuários façam transações offline.
Na apresentação, o presidente do BC afirmou ainda que gostaria de ver a moeda digital do Banco Central em funcionamento em 2024. Segundo ele, o real digital será uma forma de fomento de novos negócios e permitirá uma interação entre dinheiro físico e digital.
Sobem volumes de derivativos de criptomoedas
A negociação de derivativos de criptomoedas em exchanges centralizadas subiu para 3,12 trilhões de dólares em julho, um aumento mensal de 13%, disse a empresa de pesquisa do setor CryptoCompare nesta quinta-feira, com os preços das moedas digitais mostrando sinais de recuperação.
O mercado de derivativos agora representa 69% do volume total de criptomoedas, ante 66% em junho, e ajudou a elevar o volume geral de criptomoedas nas exchanges para 4,51 trilhões de dólares em julho, disse a CryptoCompare.
As bolsas de derivativos negociaram até 245 bilhões de dólares em 29 de julho, 9,7% a mais do que a maior alta diária de junho, de 223 bilhões de dólares.
Mas a negociação à vista de criptomoedas caiu para 1,39 trilhão de dólares em julho, um declínio mensal de 1,3% e o menor desde dezembro de 2020, disse a CryptoCompare.
O mercado de criptomoedas despencou em maio e junho, pois as preocupações com a alta inflação e os aumentos das taxas de juros do Federal Reserve levaram os investidores a abandonar ativos de risco. Após o colapso de um importante par de tokens, alguns bancos de criptomoedas congelaram as retiradas de clientes e várias empresas de criptomoedas cortaram empregos.
Os preços se recuperaram parcialmente, com o bitcoin ganhando 17% em julho. Cotado ao redor de 24.300 dólares, porém, ele ainda está muito longe de sua máxima histórica de 69 mil dólares em novembro.
“O aumento no volume de negociação de derivativos indica um aumento na atividade especulativa, já que os traders acreditam que há espaço para mais ganhos neste rali”, disse o CryptoCompare, observando que não há reunião do Federal Reserve dos Estados Unidos em agosto.
Os traders também estão especulando sobre a próxima fusão de Ethereum, disse CryptoCompare, referindo-se a uma atualização da rede Ethereum que é esperada em setembro.
O ether subiu para cerca de 1.900 dólares de sua mínima de junho de 880 dólares.
A BinanceUSD – uma stablecoin emitida pela exchange de criptomoedas Binance – tornou-se mais proeminente em julho, disse a CryptoCompare, com volumes para negociações de bitcoin-para-BinanceUSD ultrapassando bitcoin-para-dólar pela primeira vez.
A Binance manteve o primeiro lugar entre as exchanges, com 54% de participação de mercado, enquanto a Atom Asset Exchange (AAX) se tornou a segunda maior, com volume subindo 26,5% em julho.
Na terça-feira, a exchange norte-americana Coinbase relatou um prejuízo trimestral maior do que o esperado, com os volumes de negociação caindo mais da metade no segundo trimestre de 2022.
Veja também
- Petrobras confirma plano de investir mais de R$ 635 bilhões entre 2025 e 2029
- Vai sobrar petróleo: os desafios para o futuro da Petrobras em cinco pontos
- Apesar de recorde no pré-sal, a produção de petróleo cai no Brasil em setembro
- Ibama pede mais informações à Petrobras em processo de exploração da Foz do Amazonas
- Declínio de campos mais antigos derruba produção da Petrobras no Brasil em 8,2%