Siga nossas redes

Estamos enfrentando problemas na leitura da API responsável por mostrar dados nesta página, o que pode afetar a exibição de informações atualizadas. Nossa equipe está trabalhando na resolução do problema. Enquanto isso, você pode continuar navegando normalmente.

Petrobras

Petrobras História

Criada em 1953, a Petrobras foi a primeira empresa brasileira de petróleo responsável por pesquisa, refino e transporte do produto. Durante 44 anos a exploração, pesquisa, refino e transporte do petróleo nacional foi monopólio da companhia. 

Em 1997, com a promulgação da lei 9.478, conhecida como Lei do Petróleo, o monopólio da empresa teve um fim. O fim do monopólio teve seu lado positivo, com a produção da empresa dobrando nos anos seguintes, produzindo 2 milhões de bpd em 2003 pela primeira vez.

Petrobras ações

Desde o começo de 2022 até abril do mesmo ano, o ativo encontrava-se em topos históricos, acima dos R$ 30,00 por ação. As ações da Petrobras não se aproximavam desses valores desde a descoberta do pré-sal, em 2008, quando atingiu os R$ 50,00.

Com a crise derivada da Guerra da Ucrânia e o aumento do preço do barril Brent de petróleo no mercado internacional, a Petrobras alcançou preços recordes e tem determinado o movimento do Ibovespa no começo de 2022.