Estúdio para debate de candidatos na TV. Foto: Pixabay

O segundo turno das eleições está marcado para 27 de outubro. Os eleitores terão de escolher entre os dois candidatos a prefeito com maior votação no primeiro turno. A partir de sexta-feira (11), a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV está liberada, assim como a realização de debates.

Em São Paulo, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estão na disputa final pela prefeitura que tem o maior orçamento do país. Os dois candidatos deverão participar de debates frente a frente nas próximas semanas para apresentar suas propostas e responder as perguntas de jornalistas.

Alguns veículos de comunicação já anunciaram as datas dos debates do segundo turno. Veja:

No primeiro turno, Estadão, SBT, Flow e CNN Brasil realizaram debates entre os candidatos a prefeito de São Paulo. Estes veículos ainda não confirmaram se vão organizar os encontros no segundo turno.

LEIA MAIS: 1º turno foi amigo da Faria Lima

Entenda as regras dos debates

De acordo com a lei eleitoral, os debates, transmitidos por emissora de rádio ou de televisão, são realizados segundo as regras estabelecidas em acordo celebrado entre os partidos políticos e a pessoa jurídica interessada na realização do evento.

Os debates deverão ser parte de programação previamente estabelecida e divulgada pela emissora, fazendo-se a escolha do dia e da ordem de fala de cada candidato mediante sorteio.

O debate pode ter ainda a ausência de algum candidato desde que a emissora comprove ter feito o convite com até 72 horas de antecedência. O horário designado para a realização do debate poderá ser destinado à entrevista dos candidatos, se apenas um ou outro comparecer.

Propaganda eleitoral

A campanha eleitoral dos candidatos que vão disputar o segundo turno das eleições municipais de 2024 começou na segunda-feira (7) e vai até o dia 26. Já a propaganda eleitoral gratuita e a realização de debate no rádio e na televisão começam na sexta-feira (11) e terminam no dia 25, segundo o calendário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O segundo turno das eleições está marcado para 27 de outubro. Os eleitores terão de escolher entre os dois candidatos a prefeito com maior votação no primeiro turno. Não há escolha de vereador no segundo turno.

Ao todo, 51 das 103 cidades com mais de 200 mil eleitores terão segundo turno nas eleições municipais de 2024. Nesses municípios, nenhum candidato conseguiu se eleger no primeiro turno com metade dos votos válidos mais um e, por isso, a disputa será entre os dois mais votados.

Veja a lista: