Habemus papam. O americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o novo papa da Igreja Católica e adotou o nome de Leão 14. A fumaça branca indicativa da nova eleição apareceu na chaminé da Capela Sistina às 13h07 desta quinta-feira (8).

Pouco mais de uma hora depois, às 14h14, Dominique Mamberti, que ocupa o cargo de protodiácono (o mais antigo cardeal da Ordem dos Diáconos), apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para proferir a clássica expressão “Habemus papam” (“temos um papa”) e anunciar o nome do novo eleito.

Leão 14 se tornou o 267º papa da Igreja Católica, depois de Francisco, que morreu em 21 de abril. O nome adotada pelo novo papa é um dos mais comuns na história de pontífices, atrás de João, Gregório e Bento, e empatado com Clemente.

Ele nasceu em Chicago, nos EUA, mas trabalhou durante muitos anos no Peru. Ele foi promovido a cardeal pelo próprio Francisco.

Silhueta de edifícios históricos e céu com nuvem. Fumaça de chaminé e um drone voando.
A fumaça branca apareceu na chaminé da Capela Sistina às 13h07. Foto: Reuters/Hannah Mackay

A bagunça financeira do Vaticano

Um dos desafios do novo pontífice é lidar com um quebra-cabeça financeiro para arrumar as contas do Vaticano.

Por mais de uma década, o papa Francisco lutou para trazer alguma transparência ao balanço obscuro do Vaticano.

Em setembro passado, Francisco emitiu uma carta exigindo que o Vaticano estabelecesse um cronograma rigoroso para alcançar um regime de “déficit zero“. Algumas semanas depois, ele assinou outra carta, alertando que o sistema de pensão atual sofria de “um grave desequilíbrio prospectivo”, e previu que o Vaticano teria que tomar “decisões difíceis”.

Nas suas últimas semanas de sua vida, assessores entravam e saíam de sua sala de recepção austera, apresentando os detalhes de um microestado repleto de tesouros inestimáveis, mas cada vez mais endividado. O déficit orçamentário havia triplicado desde que o argentino assumiu o cargo, e o fundo de pensão tinha quase 2 bilhões de euros em passivos que não conseguiria cobrir.

Porém, Francisco morreu antes que qualquer decisão substancial pudesse ser tomada.

Vista aérea da Basílica de São Pedro durante missa. Papa no altar e cardeais de vermelho sentados.
Conclave que elegeu o novo papa. Foto: Getty Images