Economia
Restituição do IR 2023: consulta ao 2º lote; veja quando sai e quem recebe
Contribuinte só consegue identificar o lote após o processamento da declaração.
O 2º (segundo) lote de restituição do Imposto de Renda Pessoas Físicas 2023 (ano-base 2022) será pago no dia 30 de junho, segundo informou a Receita Federal. Mas a consulta sobre quem terá direito ao pagamento nesta leva poderá ser feita a partir do dia 23 de junho, uma sexta-feira.
A Receita Federal divide a data do pagamento da restituição do IR em lotes – este ano serão cinco. O primeiro lote foi pago no dia 31 de maio, mesma data do prazo para a entrega da declaração do imposto este ano.
Quem recebe o 2º lote de restituição do IR?
Não é possível ter certeza de quando o contribuinte vai receber sua restituição, pois existe uma fila que, após alguns critérios iniciais (veja abaixo sobre o 1º lote), obedece o critério de ordem de envio da declaração.
O contribuinte só consegue identificar em qual lote vai receber o pagamento após o processamento da declaração. O fato é que, quanto mais rápido o documento foi entregue, mais ágil é o pagamento. Confira abaixo mais informações sobre como consultar o lote de restituição
- como comprovar renda e quais documentos são aceitos
Como funciona a restituição do Imposto de Renda
O pagamento é feito diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Os contribuintes que tiverem aderido ao PIX poderão receber a Restituição do Imposto de Renda por essa modalidade desde que a chave indicada seja o CPF.
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo site do banco ou por meio do contato com a central de relacionamento pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Para que a consulta funcione corretamente, é necessário que seu navegador esteja habilitado para gravação de “cookies”.
Quando saiu a restituição do 1º lote?
A restituição do primeiro lote saiu no dia 31 de maio.
Para facilitar o processo, o órgão estabelece um cronograma que estipula a data de pagamento das restituições por lotes – este ano serão cinco.
É importante saber que a Receita Federal não paga todos os contribuintes de uma vez.
Quem tem direito ao 1º lote?
São incluídas de forma prioritária nesses lotes as pessoas:
- acima de 80 anos;
- acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
- cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- que fizeram a pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição;
- demais.
Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade.
Calendário da restituição do Imposto de Renda 2023
Confira abaixo o calendário da restituição do Imposto de Renda 2023, que também pode ser encontrado no site da Receita.
Lote | Data |
1º | 31/05/2023 |
2º | 30/06/2023 |
3º | 31/07/2023 |
4º | 31/08/2023 |
5º | 29/09/2022 |
Como saber em qual lote vou receber a restituição do IR?
O contribuinte só consegue saber em qual lote vai receber o dinheiro após a entrega da declaração, pois não há uma data fixa definida previamente, explica Patrícia Cabral Bittencourt.
“A partir deste momento, é possível acompanhar no site da Receita Federal se sua declaração já foi processada e, caso ela tenha sido processada, a informação de em qual dos lotes o pagamento será realizado estará disponível no site”.
A Receita Federal tem até 5 anos para processar a declaração de IR, mas, em geral, as restituições ocorrem no mesmo ano do envio do documento, de acordo com a especialista. O fato é que quanto mais cedo o contribuinte enviar o documento, maiores serão as chances de receber a quantia antes.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
No site da Receita Federal, é possível saber se declaração já foi processada e em qual dos lotes o pagamento será realizado. Para isso, é necessário informar o CPF completo, inclusive com o dígito verificador, sem separadores de números, pontos ou traços.
Em seguida, o contribuinte deve selecionar o ano da declaração e a data de nascimento (devem ser digitados apenas números, com dois algarismos para o dia e para o mês e quatro algarismos para o ano).
A consulta exige que a pessoa informe um código impresso na tela e devem ser digitados os seis caracteres da imagem. Há a opção de disponibilização do código por som para acesso por deficientes visuais e pessoas que tenham dificuldades com a visibilidade do código.
Para que a consulta funcione corretamente, é necessário que seu navegador esteja habilitado para gravação de “cookies”.
Dá para saber antecipadamente quanto vou receber de restituição?
Sim. É possível saber de forma antecipada o valor da restituição tanto no momento do preenchimento da declaração como depois. “Contudo, é importante ressaltar que caso a pessoa tenha qualquer débito com a Receita Federal, o valor da restituição pode ser utilizado para compensação, o que será necessariamente informado pela Receita Federal por escrito”, alerta a especialista.