Segundo ele, os encargos podem afetar até 120 mil empregos na região e encolher a economia estadual em até 2,7%. Freitas falou durante o evento Expert XP, em São Paulo.
“O que me preocupa é a possibilidade de a Caterpillar transferir sua produção para outro país, o impacto sobre o pequeno produtor de café, a indústria da laranja, a Embraer”, disse ele, referindo-se à operação local da americana Caterpillar. e à fabricante brasileira de aeronaves Embraer.
O governo paulista está preparando medidas de apoio para empresas afetadas, incluindo linhas de crédito com prazo de cinco anos para reforçar a liquidez, segundo o Tarcísio.
“Também estamos em contato com parlamentares americanos, empresas dos EUA, representantes do governo, para mostrar a dimensão do problema e reduzir os efeitos”, acrescentou.
Freitas estava acompanhado dos governadores do Paraná e de Goiás, que pediram que o governo federal negocie com os EUA e destacaram os riscos para produtores de carne e de açúcar.
Os três governadores também criticaram a condução do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas relações com o presidente dos EUA, Donald Trump. Lula tem atacado Trump por ameaçar impor tarifas de 50% ao Brasil caso o Supremo Tribunal Federal não arquive imediatamente as acusações de tentativa de golpe contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Os governadores não foram consultados pelo governo federal nessas decisões”, disse o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
“Bolsonaro não é mais importante do que a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos”, afirmou o governador do Paraná, Ratinho Junior.
Os três são apontados como possíveis candidatos à Presidência contra Lula nas eleições do ano que vem.
(Por Rachel Gamarski)